Mantida decisão que reconhece benefício a maior incapaz sob guarda do avô

Mantida decisão que reconhece benefício a maior incapaz sob guarda do avô

Mantida decisão reconhecendo direito de pensão por morte a maior incapaz que vivia sob a tutela judicial do avô. A Turma Nacional de Uniformização da Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais não conheceu de pedido de uniformização interposto pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) contra decisão da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Santa Catarina nesse sentido. A Turma Nacional entendeu não ter havido divergência entre a jurisprudência da Turma Recursal catarinense e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), já que os acórdãos apresentados pelo INSS como parâmetro referiam-se à dependência econômica e incapacidade de menor designado ou guarda de menor.

De acordo com o acórdão da Turma Recursal do Juizado Especial de Santa Catarina, o autor estava, desde 1978, sob a guarda do avô por deficiência mental, sendo incapaz de trabalhar e de garantir sua subsistência. A renda familiar, oriunda do trabalho rural do pai do maior, em torno de um salário mínimo, comprovou a necessidade do auxílio do avô na criação do neto e a conseqüente dependência econômica deste.

A alegação do INSS se baseava em acórdãos que tratam da impossibilidade da concessão da guarda de menor aos avós e da ausência de direito adquirido a dependente designado, se a morte do segurado for posterior à Lei nº 9.032/95 e Lei nº 9.528/97, sendo tese jurídica distinta do caso da guarda pela incapacidade do maior de idade.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos