STJ arquiva processo da VASP

STJ arquiva processo da VASP

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, determinou o arquivamento do processo em que a Viação Aérea São Paulo S.A. (VASP) pedia a manutenção da decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região (São Paulo), que aceitou caução da empresa de quase R$ 200 milhões. A caução foi dada ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) por dívidas da empresa e tinha como garantia três aeronaves.

O INSS entrou na Justiça alegando não ter a VASP comprovado que os aviões estivessem livres de ônus ou encargos. Depois de perder na primeira instância, a VASP entrou com agravo de instrumento no TRF de São Paulo, e o relator decidiu, monocraticamente, conceder o efeito suspensivo ativo para aceitar a caução.

O INSS recorreu ao STJ pedindo que a decisão fosse suspensa já que o TRF não havia examinado, até aquele momento, um pedido de reconsideração do Instituto. Em despacho de junho último, o ministro Edson Vidigal negou o pedido do INSS e manteve a decisão do TRF. Como este tribunal paulista revogou a decisão em favor da VASP, a ação no STJ perdeu seu objeto, sendo determinado seu arquivamento.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos