OAB discute hoje liminar sobre parto de bebê sem cérebro

OAB discute hoje liminar sobre parto de bebê sem cérebro

O Plenário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil decide hoje (16) a posição da entidade sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello, reconhecendo o direito constitucional de gestantes de realizar operação terapêutica de parto de fetos anencefálicos (sem cérebros). O presidente nacional da OAB, Roberto Busato, que considera a decisão "polêmica", designou o conselheiro federal da OAB pela Bahia, Arx Tourinho, para relatar a questão.

Arx Tourinho apresentará hoje mesmo à sessão ordinária do Conselho o seu voto para discussão e decisão da plenária de 81 conselheiros federais da OAB. Para o presidente nacional da OAB, em face do caráter inédito da decisão, a análise da matéria pelos conselheiros federais deve ser urgente de forma a firmar a posição do Conselho Federal da entidade.

A liminar concedida à Confederação Nacional, dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) pelo ministro Marco Aurélio determina a paralisação de processos que discutem a possibilidade da gestante fazer a operação terapêutica e que ainda não tenham decisão final, ou seja, não tenham transitado em julgado. A decisão foi concedida nos autos da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 54 e será submetida ao Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Na ação, a CNTS sustenta que a antecipação desses partos não caracteriza o crime de aborto tipificado no Código Penal.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (OAB - Conselho Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos