Idec entra na Justiça contra cobrança de assinatura mensal de telefone

Idec entra na Justiça contra cobrança de assinatura mensal de telefone

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em São Paulo, entrou na Justiça contra as operadoras de telefonia fixa. O objetivo é derrubar a cobrança da assinatura mensal, considerada abusiva. Como o processo foi aberto por meio de uma ação civil pública, uma vitória do Idec valeria para todo o país.

Todo mês, o usuário de telefonia fixa tem de pagar a assinatura do telefone. O valor equivale a um número mínimo de pulsos que são cobrados mesmo que nenhuma ligação tenha sido feita. Para o Idec, a prática é ilegal, porque estimula o consumo mínimo. Além disso, pode ser classificada como venda casada.

A ação civil pública impetrada pelo Idec envolve os cinco grupos do sistema de telefonia fixa do país: BrasilTelecom, CTDC Telecom, Cercontel, Telemar e Telefônica. O instituto também incluiu como réu da ação a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que definiu as regras de cobrança no processo de privatização. A ação do Idec vale para todos os consumidores. Por isso, o assinante não precisa entrar na Justiça. O resultado deverá demorar a sair. Enquanto isso, o Idec recomenda aos usuários que continuem pagando normalmente.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Brasil) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos