Vítima que perdeu um olho em acidente de trânsito não consegue indenização

Vítima que perdeu um olho em acidente de trânsito não consegue indenização

Gilmar Carvalho de Souza, vítima de atropelamento quando tinha oito anos, situação em que perdeu um olho, não conseguiu na Justiça o direito à indenização. A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu, por maioria, ter prescrito o caso, pois o fato ocorreu em 1980 e a ação foi interposta em 1997. Assim, manteve-se a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), que concluiu pela prescrição qüinqüenal do processo.

O fato ocorreu em 1980 e em 1997 foi apresentada, no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), uma ação de indenização por danos morais, materiais e estéticos contra a Fazenda Pública do estado. Gilmar de Souza sustentou ter sido atropelado por um caminhão-tanque, em 24 de dezembro de 1980, provocando a perda do olho direito. Alegou que ocorreram "falhas gritantes no inquérito policial e que o Ministério Público requereu, equivocadamente, o seu arquivamento."

O juízo de primeiro grau julgou extinta a ação devido a sua prescrição. Nesse sentido, salientou que, "interrompido o curso da prescrição pela menoridade absoluta, completando o autor 16 anos o prazo recomeçou a correr por inteiro". Assim, a ação deveria ter sido ajuizada até 1993. Decorridos mais de cinco anos desde o início do prazo extintivo, "encontra-se prescrito o direito do requerente demandar contra a Fazenda Pública".

Depois, Gilmar de Souza interpôs recurso de apelação no TJSP, mas não obteve sucesso. Por fim, entrou com recurso do STJ. Sobre o último, o Ministério Público Federal também opinou pelo não-provimento, por entender que, nas "ações propostas contras as Fazendas Públicas, mesmo em se tratando de direitos processuais, aplica-se o prazo prescricional qüinqüenal".

O caso, de relatoria do ministro Franciulli Netto, foi debatido na Segunda Turma do STJ, onde obteve dois votos em favor da vítima e três contra. O acórdão vai ser redigido pela ministra Eliana Calmon, de quem partiu a divergência em um voto-vista. Seu entendimento foi acompanhado pelos ministros Castro Meira e Francisco Peçanha Martins.

Para a ministra Eliana Calmon, "encontra-se consagrada a prescrição qüinqüenal com a plena vigência do Decreto 20.910/32". De acordo com ela, a ressalva que se faz é em relação aos direitos reais, cujo lapso prescricional obedece ao Código Civil. "Dentro de uma visão bem moderna do Direito, com respaldo constitucional, pode-se afirmar que em certas e determinadas situações ficam as pessoas, por força de carência absoluta, privadas de assumirem atitude ativa contra o Estado", informa.

Sobre o assunto, a ministra explica que, "quando isso ocorre, aplica-se a regra jurídica da não-fluição do lapso prescricional para os incapazes e pode-se, a partir daí, construir uma jurisprudência em consenso com a lei e os princípios gerais do direito". Entretanto, no presente caso, assim entende a ministra: "Por mais lamentável que seja o episódio, por mais carente que seja a vítima, não vislumbro a excepcionalidade para dizer que foi infringido direito fundamental" e ainda completa: "Se assim for, tudo passa a ser direito fundamental, a vida, a integridade física, a personalidade, etc, de tal forma que na prática acabaríamos com a prescrição qüinqüenal".

Para o relator, ministro Franciulli Netto, a integridade física é um direito fundamental e assim "ou se deve entender que esse direito é imprescritível ou a prescrição deve ser a mais ampla possível, o que, na ocasião, nos termos do artigo 177 do Código Civil então vigente, era de 20 anos". Em seu voto, o ministro havia pedido o afastamento da prescrição e o retorno dos autos ao Tribunal de origem para a análise das demais questões de mérito.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos