STJ mantém condenação do governo paulista a indenizar família de jovem morto por policial

STJ mantém condenação do governo paulista a indenizar família de jovem morto por policial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e a Fazenda Pública paulista vai ter que pagar indenização de 500 salários mínimos à companheira e às duas filhas de jovem morto por policial em férias. A conclusão dos ministros é de que o Estado é responsável objetivo pelo crime porque foi usada arma de fogo da corporação policial. O STJ afastou a alegação de prescrição, entendendo que o prazo, em ações contra a Fazenda Pública, é de cincos anos contados do trânsito em julgado (esgotado prazo para interposição de recurso) da condenação do responsável no processo - e não da data em que aconteceu o crime.

A Fazenda recorreu de determinação do TJSP, que considerou o estado responsável, assim como afastou a hipótese de prescrição. Após essa resolução, a Fazenda Pública apelou ao STJ alegando correr o tempo de prescrição a partir da data em que aconteceu o fato (22 de abril de 1989).

Argumentou, ainda, que os juros de mora devem ser cobrados após a citação e não a partir da data da prática do crime e pontuou em seguida que a indenização foi pedida por haver a hipótese da vítima sustentar os beneficiários, entretanto, afirma que ela estava desempregada e, além do mais, que suas filhas e a companheira "não demonstraram a efetividade do dano".

Também questionou não caber a fixação de verba autônoma para o dano moral cumulativamente com o dano material, exceto quando a vítima é menor e sem ganhos, e, mesmo assim, deve ser a ela indenizável. Assim, justifica que em caso de indenização civil por morte descabe o ressarcimento por dano moral.

Primeiramente, a relatora esclarece que a vítima recebia salário (Cz$ 82.520,00) à época do fato, o que foi devidamente comprovado. "Dessa importância mensal, como estabelecido na sentença, dois terços servirão para a indenização a título de pensionamento", explica o voto da ministra. De acordo com ela, a não-comprovação da efetividade do dano moral ficou prejudicada por falta de prequestionamento.

Quanto aos juros de mora, a ministra Eliana Calmon assegura estar correta sua fixação desde a data do crime e, sobre o valor da indenização por dano moral, justifica já ter sido reduzido e que é razoável o arbitramento em 500 salários mínimos. "Todavia, o fato de serem três os demandantes não pode levar ao aumento da indenização pelo aspecto moral, devendo tal montante ser dividido entre os autores", completa.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos