Mãe e filho atacados por cão na saída da escola vão receber indenização

Mãe e filho atacados por cão na saída da escola vão receber indenização

Mariângela Ribeiro de Souza e Silva e o filho dela vão receber indenização no valor de 150 salários mínimos por conta de ataque de um cão da raça weimaraner. O garoto foi ferido no rosto quando saía da escola, no Rio de Janeiro. A dona do cachorro, Carmem Sylvia Burgos, tentou reformar a decisão do Tribunal de Justiça do Rio, mas não obteve sucesso. Para o ministro Barros Monteiro, da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o valor é considerado razoável em face dos danos sofridos por mãe e filho.

A dona do cachorro alegou que o garoto mexeu com o animal e, por isso, a culpa era da própria vítima. No entanto o Tribunal de Justiça do Rio não afastou o dever de indenizar. Segundo o tribunal estadual, testemunhas afirmaram que o menino realmente parou para brincar com o cachorro, mas disseram também que o animal era de grande porte e estava sem focinheira. O tribunal considerou que Carmen foi negligente ao permitir que seu empregado conduzisse o cão sem a devida proteção, justamente no horário de saída de uma escola.

Carmen pretendia reverter a decisão no STJ, mas não obteve sucesso. Sustenta que a condenação imposta pelo TJ não lhe parece razoável diante da jurisprudência do STJ, bem como tal fato estaria levando a um enriquecimento sem causa das vítimas. Para ela, não há proporcionalidade entre o dano ocorrido, advindo do ataque do cão de sua propriedade, e a respectiva reparação imposta pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A decisão do TJ, no entanto, foi mantida pelo STJ. De acordo com o ministro Barros Monteiro, relator do caso, o valor da indenização pode ser revisto no STJ quando contrariar a lei ou o senso médio de justiça. "Contudo, tal situação não se verifica na hipótese do presente recurso. Rever este parâmetro de condenação fatalmente desaguaria no reexame do conjunto fático-probatório, sopesando o tamanho ou a extensão das lesões sofridas pelo autor e sua correspondente adequação com a indenização colocada", afirmou.

Destaca o ministro que, na fixação da indenização a título de danos morais, o arbitramento deve ser feito com moderação, atentando-se ao grau de culpa, ao nível social e econômico das partes, com razoabilidade, bom senso e especialmente de acordo com as peculiaridades de cada caso concreto. E, examinando o caso, percebe-se que a decisão do TJ entendeu por bem fixar o valor da indenização em 75 salários-mínimos para cada autor, perfazendo um total de 150 salários mínimos, valor esse considerado razoável em face dos danos sofridos pelo menor e sua mãe.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos