Ausência de depósitos por três anos autoriza saque do FGTS

Ausência de depósitos por três anos autoriza saque do FGTS

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho determinou, em pronunciamento unânime, a extinção de um processo em que o Estado do Espírito Santo questionava a possibilidade de levantamento dos depósitos do Fundo de Garantia por uma servidora pública que passou do regime celetista para o estatutário. Por meio de um recurso de revista, o Estado questionava a decisão do Tribunal Regional do Trabalho capixaba (TRT-ES) que havia autorizado à trabalhadora o saque dos valores do FGTS.

Em sua decisão, o TRT-ES confirmou a sentença de primeira instância que já havia assegurado o levantamento dos depósitos do FGTS. Com base na legislação específica, o TRT-ES rejeitou a alegação de incompetência absoluta da Justiça do Trabalho para tratar do tema feita pelo Estado do Espírito Santo e entendeu que o saque era permitido, deferindo o pedido da trabalhadora que teve seu contrato de trabalho extinto devido à implementação do regime jurídico único (regime estatutário).

"A controvérsia restringe-se a definir se a extinção do contrato de trabalho, em razão da alteração do regime jurídico, autoriza o levantamento dos depósitos efetuados no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço", esclareceu a ministra Maria Cristina Peduzzi ao iniciar seu voto sobre a questão.

Após essa constatação, a relatora do recurso no TST indicou, contudo, que a solução adequada para o caso concreto seria a remissão direta à lei que regulamenta o Fundo de Garantia. A solução adotada no julgamento levou em conta o fato da trabalhadora ter seu contrato de trabalho extinto em 1994. O art. 20, inciso VIII, da Lei nº 8.036/90 estabelece que o empregado poderá sacar os valores em sua conta, desde que esta fique sem receber créditos por três anos ininterruptos", afirmou Cristina Peduzzi.

"No caso sob exame, estando incontroverso que a conversão do regime jurídico único de celetista para estatutário ocorreu em janeiro de 1994, restaram ultrapassados os três anos ininterruptos, podendo o saque ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular, independentemente de qualquer ato judicial", acrescentou a ministra do TST ao determinar a extinção do recurso do Estado do Espírito Santo sem julgamento do mérito da controvérsia.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos