Advogado de Beira-Mar será julgado pelo Tribunal de Ética da OAB

Advogado de Beira-Mar será julgado pelo Tribunal de Ética da OAB

O advogado de Fernandinho Beira-Mar, Paulo Roberto Cuzzuol, será julgado pelo Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro, nesta quinta-feira. Cuzzuol e sua esposa Cecília Hering Rodrigues, foram presos no dia 16 de janeiro com U$ 320 mil em espécie. A Polícia Federal tem razões para acreditar que o dinheiro, equivalente a quase R$ 1 milhão, pertencia a Beira-Mar.

Na sessão extraordinária de quinta-feira, o advogado poderá comparecer para realizar sua defesa e apresentar provas que o inocentem. A decisão que o Tribunal de Ética adotar valerá apenas preliminarmente, podendo acarretar numa suspensão temporária. Mais adiante pode haver outra sessão para decidir se Paulo Cuzzuol perderá ou não sua inscrição na OAB, sendo assim impedido de advogar.

O presidente nacional da OAB, Roberto Busato, acredita que Cuzzuol não estava na condição de advogado quando foi detido, e sim na condição de delinqüente. "Não acredito que ele deva ser condenado com pena do Estatuto dos Advogados. Para mim, ele foi preso na condição de marginal, de delinqüente", afirmou Busato.

Seja qual for a decisão do Tribunal de Ética da OAB, Paulo Roberto Cuzzuol e sua mulher, Cecília, serão julgados pelo Tribunal de Justiça comum. Eles são acusados de lavagem de dinheiro e podem pegar de 7 a 23 anos de prisão.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Brasil) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.550 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos