STJ aprova súmula sobre prisão administrativa no caso de falência

STJ aprova súmula sobre prisão administrativa no caso de falência

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou ontem (10/12) a súmula 280, que conclui pela inexistência, no ordenamento jurídico brasileiro, da prisão administrativa no caso de falência.

Esse já é o entendimento firmado pelo STJ e pelo Supremo Tribunal Federal, que não mais admitem esse tipo de prisão diante do estabelecido pelos incisos LXI e LXVII do artigo 5º da Constituição Federal. A prisão administrativa era prevista para os casos de descumprimento pelo falido dos deveres a ele impostos pelo artigo 34 do Decreto-lei 7.661/45 (Lei de Falências).

O texto da súmula foi aprovado com a seguinte redação: "O artigo 35 do Decreto-lei 7.661/1945, que estabelece a prisão administrativa, foi revogado pelos incisos LXI e LXVII do artigo 5º da Constituição Federal de 1988".

A súmula 280 teve por referência as decisões proferidas pelo STJ nos seguintes processos: HC 10308/SP, HC 22779/PR, HC 19745/PR, HC 29184/RJ, HC 21316/SP e HC 26196/SP.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos