INSS facilita recolhimento de domésticos em dezembro

INSS facilita recolhimento de domésticos em dezembro

Os empregadores domésticos vão poder recolher a contribuição de seus empregados referentes à novembro e ao 13º salário até o dia 19 do mês de dezembro em uma única Guia da Previdência Social (GPS). A ação é decorrente da portaria nº 1.669, publicada no Diário Oficial da União no último dia 5. Além de autorizar, excepcionalmente, a unificação da contribuição nesse mês, a decisão traz instruções sobre o preenchimento correto da GPS.

De acordo com a portaria, "para efetuar o pagamento, o contribuinte deverá adicionar o valor da contribuição relativa ao 13º salário ao valor da contribuição referente à competência novembro 2003 e informar a competência 11/2003 no campo 4 da GPS". Ainda, segundo a portaria, a medida teve o objetivo de facilitar os procedimentos dos empregadores domésticos que, sem a ação, teriam que efetuar o recolhimento por duas vezes nesse mês, nos dias 15 e 20.

Outro ponto considerado na adoção da medida foi a redução dos custos operacionais, uma vez que haverá dois serviços realizados com a utilização de apenas uma Guia da Previdência Social. O INSS e a Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev) já estão adaptados para receber o recolhimento dessa forma no mês de dezembro. Todos os empregadores domésticos vão poder desfrutar da medida, exceto aqueles que optaram pelo recolhimento trimestral. Para eles, a portaria não surte efeito.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (AgPREV - Agência de Notícias da Previdência Social) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos