INSS: prorrogado prazo para pedir benefícios com data retroativa

INSS: prorrogado prazo para pedir benefícios com data retroativa

O INSS prorrogou, do dia 30 de setembro para 17 de outubro, o fim do prazo para os segurados de todo o País solicitarem seus benefícios com data de início retroativa ao período de greve dos servidores da Previdência Social, de 8 de julho a 22 de agosto.

A prorrogação vale para aquelas pessoas que já haviam alcançado o direito ao benefício no período da greve, mas não puderam solicitá-lo por causa da paralisação das atividades nas Agências da Previdência Social durante a greve servidores.

Com essa medida, um pedido de pensão por morte (cujo requerimento deve ser feito até 30 dias após o falecimento para garantir o pagamento a partir da data do óbito), por exemplo, em que o prazo de 30 dias venceu durante o período da greve, poderá ser feito até 17 de outubro, com garantia de pagamento retroativo à data do óbito.

O mesmo vale para quem deveria ter solicitado o auxílio-doença ou por acidente de trabalho, cujo prazo é de 30 dias a partir da data do afastamento do trabalho. Se esse prazo venceu entre 8 de julho e 25 de agosto, o trabalhador terá até o dia 17 de outubro para fazer o pedido, sem nenhum prejuízo.

Durante a greve dos funcionários da Previdência, aproximadamente 200 mil benefícios deixaram de ser requeridos no País, dos quais cerca de 100 mil são do Estado de São Paulo.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (AgPREV - Agência de Notícias da Previdência Social) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos