Proposta da Reforma Tributária tem virtudes e defeitos, diz ex-secretário da Receita Federal

Proposta da Reforma Tributária tem virtudes e defeitos, diz ex-secretário da Receita Federal

Para o ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, a proposta da Reforma Tributária apresentada ontem na Comissão Especial da Câmara dos Deputados possui virtudes e defeitos. "Diria que a tentativa de unificar as alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um ponto positivo", afirmou o ex-secretário que foi convidado pelo governo da Turquia para reformular o sistema tributário daquele país.

Mas falta em sua opinião a definição das alíquotas do ICMS, o que pode abrir margem para aumento da carga tributária. "E se três estados que possuem alíquotas diferentes para um mesmo produto tiverem que decidir qual será adotada? E se um estado tem alíquota 12%, outro 13% e o terceiro 14%, você teria dúvida de qual será a alíquota eles vão colocar? Vão colocar na maior", argumentou.

Outra crítica seria a manutenção dos incentivos fiscais já existentes por, pelo menos, mais oito anos. De acordo com Everardo, "incentivo fiscal nunca resolveu problema de região pobre em nenhuma parte do mundo, não existe um exemplo na história". Ele ressaltou ainda que muitas decisões que permitem os incentivos foram consentidas em absoluto desacordo com a norma fiscal que regia esse assunto. "Decisões que foram tomadas ao arrepio da lei e agora ganham respaldo. Além disso a proposta prorroga o benefício por mais oito anos", completa.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Brasil) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos