SDE instaura processo e adota medida preventiva contra Ambev

SDE instaura processo e adota medida preventiva contra Ambev

Três anos depois de aprovada a fusão entre Brahma e Antarctica, que resultou na criação da Ambev, há indícios de que a empresa estaria descumprindo o Termo de Compromisso de Desempenho, firmado com o CADE como condição para que a operação fosse aprovada.

Ontem (24/07), a Secretaria de Direito Econômico instaurou processo administrativo e determinou a adoção de medida preventiva contra a Ambev, acusada por cinco cervejarias paulistas da rede Braumeister de estar exigindo o cumprimento da cláusula de exclusividade firmada entre as cervejarias e a Brahma, mesmo após a assinatura do Termo de Compromisso de Desempenho com o CADE.

De acordo com o Termo, a Ambev ficava proibida de impor cláusulas de exclusividade a pontos de venda, exceto quando fosse de interesse do ponto de venda, em eventos promocionais de curta-duração ou quando os investimentos feitos pela Ambev tivessem participação preponderante nos ativos dos pontos de venda.

Segundo as cervejarias Braumeister, o preço do chope teria subido 96%, entre 14 de outubro de 1999 e 31 de dezembro de 2002. Diante dos aumentos, as empresas decidiram então suspender a compra dos produtos da Ambev e produzir chope próprio. A Ambev teria mandado recolher os equipamentos de tiragem de chope e iniciado diversas ações judiciais contra as cervejarias Braumeister para fazer valer as cláusulas de exclusividade assinadas com a Brahma antes da fusão.

Medida preventiva adotada pela SDE pede a suspensão das cláusulas de exclusividade firmadas entre a Brahma e as cervejarias Braumeister e estabelece que sejam restituídos no prazo de quinze dias todos os equipamentos retirados pela Ambev dos pontos de venda. O descumprimento da medida pode implicar em multa diária de valor equivalente a 50 mil UFIRs.

A medida preventiva foi adotada a partir da instauração de processo administrativo para apurar as denúncias encaminhadas pelas cervejarias Braumeister. A SDE, responsável por monitorar o cumprimento do Compromisso de Desempenho, notificou o CADE a respeito da instauração do processo e da adoção da medida preventiva, já que a denúncia levantada contra a Ambev pode implicar o descumprimento do compromisso firmado com o CADE.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Ministério da Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos