Governo indeniza filho de ex-secretária da OAB morta em atentado

Governo indeniza filho de ex-secretária da OAB morta em atentado

Luiz Felippe Monteiro Filho, filho da ex-secretária da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro, Lyda Monteiro da Silva, receberá uma pensão especial e vitalícia da União no valor mensal de R$ 500. A lei 10.705, de 21 de julho de 2003, que concede o benefício, foi publicada ontem (22/07) no Diário Oficial da União.

Lyda morreu em 27 de agosto de 1980, depois de abrir uma carta-bomba endereçada ao presidente da OAB-RJ. Ao conceder a pensão, o governo federal reconhece a motivação política do ato terrorista que vitimou a secretária na época do regime militar. De acordo com a lei, a pensão será pessoal a Luiz felippe e não será transmitida a seus herdeiros.

A carta-bomba da OAB foi um dos fatos mais graves ocorridos durante a transição do regime militar para a democracia. Vários atentados a bomba marcaram o governo do presidente João Baptista Figueiredo, da destruição de bancas de jornais ao caso do Riocentro.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Ministério da Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos