Polícia Federal lança sistema mundial de combate ao crime

Polícia Federal lança sistema mundial de combate ao crime

O Departamento de Polícia Federal (DPF) lança hoje o novo Sistema Mundial de Comunicação Permanente I 24/7 que reunirá policiais de vários países no combate ao crime e ao terrorismo. O sistema vai controlar a movimentação de foragidos internacionais, veículos roubados, cartões de crédito e passaportes falsos, entre outras operações integradas. A apresentação acontecerá no Edifício-Sede DPF, às 15h.

A equipe de informática e a Divisão da Interpol da Polícia Federal trabalham juntas para disponibilizar ainda, através do programa, cursos interativos on-line, vídeo-conferências e operações que, no futuro, reunirão as polícias de 200 países na produção de conhecimento e repressão ao crime organizado. O Brasil foi um dos primeiros a se conectar. Atualmente, o projeto já integra 66 forças policiais de diferentes nações, nos quatro continentes.

Usando acessos via internet, em rede virtual privada de alta segurança, protegida por dispositivos criptográficos de última geração, o policial federal cadastrado, em qualquer terminal de computador (nas fronteiras, aeroportos e Delegacias Federais) poderá checar os dados de um carro ou pessoa suspeita, bem como verificar a autenticidade de seus documentos. A comparação de digitais, para retirar a dúvida sobre a identidade do investigado, será feita, na hora, através do sistema AFIS, dentro da mesma plataforma. O programa compara a impressão digital do suspeito com as disponíveis em banco de dados de vários países.

Representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Ministério da Justiça participarão da solenidade de apresentação, no Edifício-Sede da Polícia Federal, no Setor de Autarquias Sul, para conhecer as facilidades do sistema no controle de carros roubados e migração/tráfego de pessoas.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Ministério da Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos