TST valida compensação de jornada em atividade insalubre

TST valida compensação de jornada em atividade insalubre

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho declarou válido o acordo de compensação de horário adotado pela Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) na jornada de trabalho de seus funcionários que exercem atividade insalubre. O Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (4ª Região) havia considerado irregular a compensação porque não foi atendida a exigência contida no artigo 60 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Esse artigo dispõe que nas atividades insalubres, quaisquer prorrogações de jornada só poderão ser acordadas mediante licença prévia da autoridade competente em matéria de higiene do trabalho. Para isso, é necessário o exame do local e a verificação de métodos e processos de trabalho, que podem ser feitos diretamente ou por intermédio de autoridades sanitárias federais, estaduais e municipais, com quem as empresas entrarão em entendimento para tal fim.

Relator do recurso, o juiz convocado Horácio de Senna Pires afirmou que a decisão do TRT/RS contrariou a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, que em seu Enunciado nº 349 dispõe que a validade do acordo coletivo ou convenção coletiva de compensação de jornada de trabalho em atividade insalubre dispensa inspeção prévia da autoridade competente em matéria de higiene do trabalho.

Após declarar a nulidade da compensação de jornada na Santa Casa de Porto Alegre, o TRT/RS condenou a Irmandade a pagar adicional de hora extra (50%) sobre as horas irregularmente compensadas durante o contrato de trabalho de um mestre de obras que trabalhou no hospital entre 01/11/1988 e 19/10/1992. No recurso ao TST, a defesa do hospital argumentou que o regime compensatório deveria ser considerado válido uma vez que é totalmente legal e não causar qualquer prejuízo ao trabalhador.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos