Emissora de rádio obtém no STJ redução do percentual sobre receita relativo a penhora

Emissora de rádio obtém no STJ redução do percentual sobre receita relativo a penhora

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu para 5% a penhora sobre o faturamento mensal da rádio Itamarã, de Tramandaí (RS). A Justiça gaúcha havia fixado em 30% o percentual incidente sobre a receita, para o pagamento de uma dívida de R$ 6 mil com o Escritório Central de Arrecadação (Ecad).

Em setembro de 2001, liminar do relator no STJ, ministro Ruy Rosado, já havia reduzido o valor. A decisão foi confirmada com o julgamento da medida cautelar. Segundo o ministro, a Quarta Turma tem considerado que a penhora da receita da empresa pode ser deferida, apenas, em situação excepcional e em patamares não prejudiciais à estabilidade financeira da devedora.

No caso da rádio Itamarã, a alternativa oferecida no processo seria a penhora de aparelhos e instalações indispensáveis à atividade da emissora – antena e transmissor. Caso fossem alienados, o dano causado seria maior. "A dificuldade em indicar bens para a penhora justifica a medida excepcional do faturamento da emissora. Assim, 5% parece ser uma parcela que não atinge a economia da empresa e poderá ser útil para a satisfação do crédito do Ecad, que é relativamente pequeno", concluiu o ministro.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos