OAB apóia abertura de processo ético contra advogado

OAB apóia abertura de processo ético contra advogado

Os presidentes das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil das regiões Sul e Sudeste, reunidos em Foz de Iguaçu (PR), decidiram na última sesta sexta-feira (30/05) emitir uma moção de apoio à OAB do Rio de Janeiro no sentido de abrir processo ético-disciplinar contra o advogado Clóvis Sahione. De acordo com a gravação, feita pela TV Globo, o advogado aconselhou seu cliente Carlos Eduardo Pereira Ramos – um dos oito fiscais envolvidos no escândalo do propinoduto – a modificar a assinatura que será comparada com a da conta na Suíça.

Mesmo sem querer se antecipar às conclusões do Tribunal de Ética da OAB carioca, que já abriu processo, o presidente nacional da Ordem, Rubens Approbato Machado, criticou o comportamento do advogado. "Não se coaduna com os preceitos éticos que devemos todos observar", disse. O apoio da OAB nacional à Seccional do Rio, de acordo com Approbato, "é integral, pois se trata de resguardar a integridade ética da advocacia". Approbato não quis comentar as possíveis conseqüências do processo ético-disciplinar, lembrando que o julgamento transcorrerá dentro da lei, assegurando ao advogado direito à defesa.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (OAB - Conselho Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos