OAB obtém vitória contra curso de Direito relâmpago

OAB obtém vitória contra curso de Direito relâmpago

O Conselho Federal da OAB foi vitorioso no julgamento do mérito, pelo Superior Tribunal de Justiça, do mandado de segurança contra ato do Ministro da Educação que homologou projeto de resolução e Parecer do Conselho Nacional de Educação permitindo a redução do curso de Direito de cinco para três anos.

Por unanimidade, o STJ julgou inválido na última quarta-feira (14/05) o ato do Ministro, entendendo dentre outras coisas, que o Conselho Federal da OAB deveria ter sido ouvido na elaboração do Parecer n.º 146/2002, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que instituiu novas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Em setembro do ano passado, o ministro Franciulli Netto, da Primeira Seção do STJ, havia concedido liminar na ação considerando a plausibilidade do direito invocado pelo Conselho Federal da OAB. O julgamento do mérito, porém, praticamente encerra a questão, pois os fundamentos que garantiram a vitória da OAB são constitucionais e legais.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (OAB - Conselho Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos