STJ aprova súmula sobre investigação de paternidade

STJ aprova súmula sobre investigação de paternidade

Em decisão unânime, a Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou a Súmula de número 277, segundo a qual "Julgada procedente a investigação de paternidade, os alimentos são devidos a partir da citação". O relator foi o ministro Antônio de Pádua Ribeiro.

A questão foi sumulada porque já se encontrava estabilizada no sentido de que, tratando-se de investigação de paternidade cumulada com alimentos julgada procedente, o termo inicial da pensão alimentícia é a data da citação do réu, por força do parágrafo segundo do artigo 13 da Lei 5.478, de 1968, que dispõe sobre a ação de alimentos.

Segundo esse artigo, o disposto nesta lei aplica-se igualmente, no que couber, às ações ordinárias de desquite, nulidade e anulação de casamento, à revisão de sentenças proferidas em pedidos de alimentos e respectivas execuções, devendo os alimentos, em qualquer caso, serem fixados retroativamente à data da citação.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos