Senado aprova gratuidade de certidões de nascimento, óbito e casamento

Senado aprova gratuidade de certidões de nascimento, óbito e casamento

O Plenário aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que torna obrigatória a concessão gratuita, pelos cartórios de registros, das primeiras certidões de nascimento, casamento e óbito para todos os brasileiros. O texto constitucional em vigor garante gratuidade apenas para o registro de nascimento e a certidão de óbito, e somente para os que são reconhecidamente pobres. A proposta é do senador Pedro Simon (PMDB-RS).

"Parece mentira, mas vivemos num país em que o último censo mostrou que milhões de brasileiros não têm certidão de nascimento, de casamento, não têm carteira de trabalho, não têm documento nenhum e não têm atestado de óbito", disse o senador para ressaltar a importância de sua proposta. Simon lembrou que a primeira dama do governo anterior, Ruth Cardoso, após tentar sem sucesso aprovar lei semelhante, pediu seu apoio para que essa PEC fosse aprovada.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Senado) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos