Notícias

Convênio com a ONU pode ajudar Brasil a recuperar dinheiro público

Direito Internacional | 31/mar/2003

Fonte: Ministério da Justiça

Para unir estratégias que possam recuperar recursos do patrimônio público e impedir lavagem de dinheiro, o Ministério da Justiça convidou na última sesta sexta feira (28/03), o chefe da Consultoria Técnica do Escritório contra Drogas e Crimes das Nações Unidas, James Shaw. O consultor foi recebido pelo secretário executivo do MJ, Luiz Paulo Barreto, em reunião aberta à imprensa.

Ficou definida a criação de uma estrutura que será organizada ainda neste semestre e coordenada num trabalho conjunto com a Polícia Federal, Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Advocacia Geral da União (AGU), Ministério Público e Itamaraty, explicou Luiz Paulo.

O governo brasileiro vai incorporar esta experiência que já foi adotada na República Dominicana e na Itália, com resultados positivos.

James Shaw é chefe da Consultoria Técnica do UNODC na República Dominicana e consultor do Congresso Dominicano para assuntos relacionados à lavagem de dinheiro e ao crime organizado. Traz no currículo a experiência de quem já conseguiu recuperar U$ 6 milhões de dólares para o Tesouro daquele país.

Fonte: Ministério da Justiça

Imprimir
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet