Convênio com a ONU pode ajudar Brasil a recuperar dinheiro público

Convênio com a ONU pode ajudar Brasil a recuperar dinheiro público

Para unir estratégias que possam recuperar recursos do patrimônio público e impedir lavagem de dinheiro, o Ministério da Justiça convidou na última sesta sexta feira (28/03), o chefe da Consultoria Técnica do Escritório contra Drogas e Crimes das Nações Unidas, James Shaw. O consultor foi recebido pelo secretário executivo do MJ, Luiz Paulo Barreto, em reunião aberta à imprensa.

Ficou definida a criação de uma estrutura que será organizada ainda neste semestre e coordenada num trabalho conjunto com a Polícia Federal, Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Advocacia Geral da União (AGU), Ministério Público e Itamaraty, explicou Luiz Paulo.

O governo brasileiro vai incorporar esta experiência que já foi adotada na República Dominicana e na Itália, com resultados positivos.

James Shaw é chefe da Consultoria Técnica do UNODC na República Dominicana e consultor do Congresso Dominicano para assuntos relacionados à lavagem de dinheiro e ao crime organizado. Traz no currículo a experiência de quem já conseguiu recuperar U$ 6 milhões de dólares para o Tesouro daquele país.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Ministério da Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos