Advogado recorre ao Supremo contra "censura" à revista Você S/A

Advogado recorre ao Supremo contra "censura" à revista Você S/A

O Supremo Tribunal Federal recebeu pedido de Habeas Corpus (HC 82880) impetrado pelo advogado Miguel Guerrieri contra decisão do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo que teria mantido censura prévia à reportagem de capa que seria veiculada na edição nº 56 da revista "Você S/A", em fevereiro passado.

O tema da reportagem seria "a indústria de recolocação profissional", mas, de acordo com uma liminar obtida na Justiça paulista, a Editora Abril S/A não poderia publicar a matéria sem que a submetesse à leitura e resposta prévias de uma das empresas interessadas.

Guerrieri - que é leitor da revista - alega em seu pedido que os leitores foram "violentamente submetidos a um regime de repressão, ignorância e cegueira" por não poderem ter acesso ao material jornalístico que seria publicado na "Você S/A".

No Habeas Corpus, o advogado requer que a matéria seja publicada na próxima edição da revista e que, de forma preventiva, na forma de salvo-conduto, o STF "afaste definitivamente qualquer ameaça de retaliação contra o paciente, a Editora Abril S/A, ou qualquer responsável pela publicação da revista 'Você S/A'".

Por fim, Guerrieri pede a abertura de dois incidentes processuais tendo por objetivo, respectivamente, a investigação da ilicitude tratada pelo artigo 186 do Código Civil, bem como a edição de uma súmula que determine a extinção definitiva da censura no Brasil.

O ministro Moreira Alves - que respondia interinamente pela Presidência do STF durante o recesso de carnaval - negou liminar ao advogado, afirmando que "não há indicação de fatos que demonstrem iminente ameaça ao direito de ir, vir e ficar do paciente".

Desta forma, o ministro determinou a distribuição do HC a um relator, para que ele analise o pedido de liminar.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STF - Supremo Tribunal Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos