TST defende liberdade sindical e extinção de imposto

TST defende liberdade sindical e extinção de imposto

Em entrevista hoje (03), ao jornalista Carlos Alberto Sardenberg, âncora do Jornal da CBN, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Francisco Fausto, disse que não se pode falar em flexibilização da CLT enquanto não houver uma ampla reforma nos sindicatos, que institua a liberdade sindical e a extinção do imposto compulsório. "Não posso admitir que o processo de flexibilização das leis do trabalho seja entregue a sindicatos sem representatividade nenhuma", afirmou.

Segundo o presidente do TST, ainda estão em funcionamento no pais sindicatos que foram criados exclusivamente para indicar juízes classistas, à época em que existia este tipo de representação na Justiça do Trabalho. "Esses sindicatos trabalhavam de três em três anos, somente para fazer as indicações", admitiu o presidente do TST. Além disso, segundo o ministro, há sindicatos que existem somente para receber o imposto sindical compulsório.

"Esses sindicatos são atrelados ao governo desde o Estado Novo, quando esta legislação foi copiada do modelo italiano", afirmou Francisco Fausto. O presidente do TST defende a extinção do imposto sindical e é a favor da liberdade sindical. "Precisamos acabar com esse imposto sindical. O sindicato deve viver da contribuição de seus associados", recomendou o ministro Francisco Fausto.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos