INSS: aposentadoria por idade é concedida após 11 anos de contribuição

INSS: aposentadoria por idade é concedida após 11 anos de contribuição

De acordo com o Decreto 3.048/99, o segurado da Previdência Social que quiser se aposentar por idade, este ano, deve ter 132 meses de contribuição, o equivalente a 11 anos. Pela legislação previdenciária o homem se aposenta por idade aos 65 anos e a mulher, aos 60. Os trabalhadores rurais se aposentam cinco anos mais cedo.

Esse tempo de contribuição vale somente para os que são contribuintes antes da Lei de Benefícios Nº 8.213, de 25 de julho de 91. Esses segurados obedecem a uma tabela progressiva, onde a cada ano a carência aumenta seis meses, até o ano de 2011. Para os inscritos a partir da lei, a aposentadoria é concedida após 180 meses de contribuição, ou seja, 15 anos.

O INSS paga, mensalmente, em Alagoas, R$ 12,7 milhões a 59.071 aposentados por idade. Para requerer o benefício basta procurar uma Agência da Previdência Social, após completar a idade, com os documentos pessoais e com as Guias da Previdência Social, se for contribuinte individual.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (AgPREV - Agência de Notícias da Previdência Social) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos