JT fixará indenização a família de motorista que morreu carbonizado em MG

JT fixará indenização a família de motorista que morreu carbonizado em MG

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu, em recurso interposto pela a família de um motorista profissional de Salto (SP), a responsabilidade da Pyrozzar Indústria Química e Comércio Ltda. em acidente que vitimou o trabalhador. A decisão determina o retorno do processo à primeira instância para que seja fixado o valor de indenização por danos morais a ser pago pela empresa à mulher e aos filhos do motorista.

O acidente aconteceu em janeiro de 2008 na Rodovia Fernão Dias, no município de Carmópolis de Minas (MG). Segundo o processo, o motorista perdeu o controle do caminhão, carregado de latas de tinta, saiu da pista, bateu no barranco e capotou. O material se espalhou pela pista causando incêndio. O trabalhador, preso nas ferragens, não teve como escapar e morreu carbonizado no local.

O julgamento da Segunda Turma reforma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), que julgou improcedente o pedido de indenização. Segundo o TRT, o inquérito policial concluiu que o acidente ocorreu por culpa exclusiva do condutor, e a perícia constatou que não havia marcas de frenagem e que o tempo estava claro, sem qualquer problema de visibilidade.

Em seu voto, o relator do recurso ao TST, ministro José Roberto Freire Pimenta, lembrou que o dever de reparação civil na esfera trabalhista decorre também do risco do negócio em relação às consequências decorrentes dos acidentes de trabalho sofridos pelos seus empregados, sobretudo quando se está diante de atividade de motorista profissional, classificada como de risco acentuado. “Ao contrário do entendimento adotado pelo Regional, a culpa de terceiros não afasta a responsabilidade civil da empregadora”, concluiu.

A decisão foi unânime. Após a publicação do acórdão, a empresa opôs embargos declaratórios, ainda não julgados.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos