TST começa a eliminar 60 milhões de páginas de processos em papel
Cerca de 140 mil processos que
ainda se encontram no Tribunal Superior do Trabalho deverão ser
digitalizados até 31 de dezembro deste ano, data que marcará a
eliminação do trâmite em papel no Tribunal. Para isso, nesta semana, um
grupo de trabalhadores terceirizados começou a digitalizar todo o
estoque remanescente, ou seja, os volumes que foram recebidos antes da
implantação do processo eletrônico, o que corresponde a cerca de 64
milhões de páginas. A equipe, composta por 100 deficientes auditivos,
foi contratada por intermédio do Centro de Treinamento e Formação do
Estudante (Catefe), e atuará em dois turnos de quatro horas cada.
Ao recebê-los nesta segunda-feira (20/9), o presidente do TST,
ministro Milton de Moura França, disse que, além de poderem prestar um
excelente serviço ao Tribunal e à sociedade, eles devem servir de
exemplo, pela sua coragem, determinação e profissionalismo, a ponto de
terem sido selecionados para a tarefa. “Vocês são verdadeiros vencedores
e, por isso mesmo, belíssimo exemplo para todos nós. Demonstraram que,
não obstante portadores de dificuldades, que, acreditem, todos nós as
possuímos, embora de natureza diversa, tornaram-se profissionais
responsáveis e competentes. Essas virtudes, aliadas a dedicação e o amor
na execução do trabalho, foram os motivos que ditaram a contratação de
cada um. Por isso mesmo, merecem nosso respeito e admiração. Participam
de um trabalho pioneiro no Tribunal Superior do Trabalho – digitalização
de cerca de 140 mil processos – e, acreditem, todos vocês passarão,
merecidamente, a fazer parte de nossa instituição, como companheiros
valiosos na conquista desse objetivo”.
O sistema de processo eletrônico começou a ser implantado em
novembro de 2009, primeiramente com os processos de competência da
Presidência do TST. A partir de 2 de agosto foi estendido aos demais
processos, incluindo todos os recursos que são encaminhados pelos
Tribunais Regionais do Trabalho. No dia 1º de setembro de 2010, o TST
começou a operar com o cadastro mediante certificação digital, ou seja,
por meio da internet. Uma vez validado o cadastro, o advogado estará
credenciado e receberá, no endereço eletrônico indicado no formulário, o
“login” e a senha para acesso ao sistema.
Além de agilizar o trâmite processual, o sistema irá propiciar
economia anual da ordem de R$ 11 milhões, entre despesas com correios,
mão de obra terceirizada, mensageiros, grampos, papéis e outros
materiais diretamente relacionados à existência de processos físicos.