CNJ inibe promoções de juízes às vésperas da aposentadoria

CNJ inibe promoções de juízes às vésperas da aposentadoria

O vencimento dos magistrados para efeito de aposentadoria voluntária será o do último cargo ocupado, com no mínimo cinco anos de efetivo exercício. O CNJ respondeu a consulta feita pela Secretaria de Reforma do Judiciário (Ministério da Justiça) estabelecendo que o tempo mínimo de cinco anos de efetivo exercício deve ser contado no último cargo ocupado pelo juiz e não na carreira da magistratura.

A Constituição no artigo 40 inciso III determina que a aposentadoria voluntária pode ser pedida após 10 anos no serviço público e com os vencimentos proporcionais ao cargo ocupado nos últimos cinco anos. "Cada nível da magistratura é um cargo", diz o conselheiro Alexandre de Moraes ao defender que o tempo deve ser contado apenas sobre o último cargo ocupado.

O voto do relator, conselheiro Paulo Lobo, que antes admitia a contagem na carreira seguiu a mesma orientação do conselheiro Alexandre de Moraes. Segundo o relator, a Emenda 20 da Constituição tem a intenção de coibir as promoções feitas próximas à aposentadoria, para que o magistrado receba um vencimento maior. A decisão foi tomada ontem, (22/05) em resposta ao pedido de providência 1282.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (CNJ - Conselho Nacional de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos