PEC acaba com reeleição para cargos do Executivo

PEC acaba com reeleição para cargos do Executivo

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/07, apresentada pelo deputado José Rocha (PFL-BA), acaba com a reeleição para os cargos de presidente, governador e prefeito. Essa possibilidade existe desde 1997, quando foi aprovada a Emenda Constitucional 16.

Pelo texto, a proibição começaria a vigorar a partir de 2012. "A reeleição revelou-se nociva à democracia, pois, além de tolher o indispensável rodízio no exercício do poder, terminou por permitir o uso da máquina pública nas eleições", disse o deputado. Ele explicou que definiu a entrada em vigor da regra para 2012 com o objetivo de criar um período de transição para os atuais ocupantes de cargos que têm direito à reeleição.

Tramitação
A proposta terá sua admissibilidade votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, será analisada por uma comissão especial antes de ir ao Plenário.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Câmara) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos