Reno Sampaio Mesquita Martins

reno_stg@yahoo.com.br

Artigos Publicados (5)

Responsabilidade civil do Estado legislador
Reno Sampaio Mesquita Martins
Abordagem acerca da polêmica questão da responsabilidade civil em virtude da atuação do Estado como legislador. É feita uma avaliação histórica e atual sobre o tema além da análise de importantes decisões dos tribunais superiores.
Civil 04/08/2013
A sociologia constitucional
Reno Sampaio Mesquita Martins
Aborda a aplicação e utilidade do ramo da sociologia constitucional como ferramenta auxiliar na análise dos impactos das decisões judiciais, notadamente aquelas proferidas pelo Supremo Tribunal Federal. O texto aborda questões como o impacto social, econômico e moral das decisões judiciais
Constitucional 11/06/2010
Do país constitucional ao país neocolonial
Reno Sampaio Mesquita Martins
Análise e comentários sobre os capítulos da excelente obra do jurista Paulo Bonavides. Esta obra mostra como ocorreu o retrocesso do Brasil com o golpe de estado e impactos sobre o regime constitucional até então vigente.
Constitucional 09/06/2010
A indenização pela perda de uma chance
Reno Sampaio Mesquita Martins
Aborda o polêmico assunto da responsabilidade civil nos casos da perda de uma chace de uma pessoa praticar determinado ato por culpa de outrem.
Civil 04/06/2010
Um estudo sobre os costumes à luz de Immanuel Kant
Reno Sampaio Mesquita Martins
Estudo e análise crítica do Prefácio e Primeira Seção da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes, integrante da produção científica de Immanuel Kant acerca da Ética e da Moral.
Constitucional 03/06/2010
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos