Filipe Charone Tavares Lopes

Advogado militante em Belém do Pará, na área de Direito Empresarial, Sócio do escritório Galvão & Lopes Sociedade de Advogados, sócio e professor do Portal Neoensino, graduado em Direito pela Universidade da Amazônia - UNAMA, especialista em Direito Processual pela Universidade da Amazônia - UNAMA, cursando MBA em Direito Empresarial pela FGV, autor de vários artigos no ramo do Direito Empresarial.

filipecharone@hotmail.com

Artigos Publicados (6)

A Desconsideração da Personalidade Jurídica e o Projeto Lei n° 3.401/08
Filipe Charone Tavares Lopes
Alguns mecanismos criados pelo direito tentam reduzir este risco, facilitando o exercício da empresa e garantindo uma certa segurança aos empreendedores, que assim podem com maior segurança borbulhar suas mentes com novas ideias.
Empresarial 07/01/2012
O ponto empresarial nos contratos de locação
Filipe Charone Tavares Lopes
Investir em imóvel alheio não é uma tarefa fácil. Os riscos de perder todo o investimento, bem como de ver toda uma clientela de anos de luta de uma hora para a outra sumir pela simples alteração de um ponto devem ser compensadas por alguma espécie de proteção, que ao menos atenue tais riscos.
Empresarial 20/11/2011
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
Filipe Charone Tavares Lopes
Trata sobre a nova lei que altera o Código Civil para criar o Empresário Individual de Responsabilidade Limitada no Direito Brasileiro.
Empresarial 19/07/2011
Microempreendedor individual nas LCs nº 123/06 e 128/08
Filipe Charone Tavares Lopes
Trata acerca do Microempreendedor individual, bem como o seu regramento jurídico perante a LC n° 123/06, que foi aprimorada pela LC n° 128/08.
Empresarial 14/05/2010
A vulgarização da Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica
Filipe Charone Tavares Lopes
Trata acerca da tendência do operador do direito em não observar as regras determinadas para a aplicação da Desconsideração da Personalidade Jurídica e o que isto pode implicar para o empresário e para o Estado.
Empresarial 12/04/2010
Especificidades do Nome Empresarial
Filipe Charone Tavares Lopes
Trata do nome adotado pelos empresários e sociedades empresárias na sua vida jurídica, bem como da legislação e da doutrina a respeito.
Empresarial 19/03/2010
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos