Rixa

Conceito, classificação, consumação, tentativa e ação penal.

A rixa consiste na discórdia, briga, contenda entre três ou mais pessoas, com emprego de violência física mútua. Para a configuração do delito a participação de no mínimo três pessoas é exigência indispensável, pois caso a luta ocorra entre duas pessoas, estará caracterizada vias de fato ou lesões corporais recíprocas.

Do mesmo modo, se houver nítida individualização de condutas e vítima certa, não há que se falar em crime de rixa. Para tanto, serão também incluídos os participantes que não podem ser punidos, como as pessoas menores de idade, bem como aqueles que não puderem ser identificados.

No entanto, serão excluídos do número mínimo aqueles que ingressarem na rixa com a intenção de separar a luta, por não praticarem fato típico.

Dispõe o art. 137, do Código Penal: "Participar de rixa, salvo para separar os contendores: Pena – detenção, de quinze dias a dois meses, ou multa".

Tal dispositivo tem como finalidade assegurar a punição dos agentes que causam desordem e algazarra em brigas de...

DN PRO
Continue lendo este resumo por apenas R$ 24,90
Assine o DN PRO e tenha acesso imediato a todo o conteúdo exclusivo do DireitoNet
7.530 modelos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Lista de leitura
Adicione este resumo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este resumo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Na hipótese de uma gangue de determinado local resolver atacar a gangue rival, cada grupo contendo um número grande de pessoas, haveria o crime de rixa?

Não. Embora haja mais de três pessoas no evento, se os grupos são bens distintos e visualizáveis, teremos a prática de lesões corporais recíprocas, e não o delito de rixa.

Respondida em 09/05/2022
O parágrafo único, do artigo 137 do Código Penal, que prevê a modalidade qualificada do delito, é aplicado ao contendor que sai da rixa antes da ocorrência da morte ou da lesão corporal de natureza grave?

Tem-se entendido que, mesmo o agente tendo se retirado antes da ocorrência do resultado morte ou lesão corporal de natureza grave, deverá responder pela rixa qualificada, uma vez que o fato de se afastar nem sempre atenua o perigo existente na rixa e, se vem a suceder morte ou lesão, isso prova até que a situação se agravou na sua ausência. O evento, sendo uma resultante do perigo, promana também da atuação daquele que, tendo participado da contenda, ajudou a criá-lo.

Respondida em 09/05/2022
O parágrafo único, do artigo 137 do Código Penal, que prevê a modalidade qualificada do delito, é aplicado ao agente que ingressa na rixa após ter ocorrido a morte ou a lesão corporal de natureza grave?

Quando o agente ingressa na rixa após ter ocorrido a morte ou a lesão corporal de natureza grave, não poderá ser responsabilizado pelo delito qualificado, pois sua participação em nada contribuiu para a ocorrência daqueles resultados.

Respondida em 09/05/2022
Na rixa em que os contendores não produzam mais do que resultados que correspondam à contravenção penal de vias de fato, prevista no artigo 21 da Lei de Contravenções Penais, os agressores respondem pelo crime e pela contravenção?

Se os únicos resultados produzidos dizem respeito às vias de fato, que não se traduzem em lesões corporais, os contendores somente deverão responder pelo delito de rixa, ficando as contravenções penais de vias de fato por ele absorvidas. 

Respondida em 09/05/2022
Quais são os meios de cometimento do delito de rixa?

A rixa pressupõe, pelo menos, o animus dos agentes em ofender a integridade corporal ou a saúde dos demais contendores. Dessa forma, para que se caracterize o delito é preciso que ocorram ofensas corporais, mas não é imprescindível que os agentes tenham contato pessoal entre si, podendo ocorrer por meio de arremessos de objetos, por exemplo. Dos meios utilizados, poderemos visualizar na rixa a ocorrência de vias de fato, lesão corporal ou morte dos contendores, repercutindo cada um deles de forma diferente no que se refere à aplicação da pena.

Respondida em 09/05/2022
O agente que, juntamente com dois inimputáveis, menores de 18 anos, se agredirem reciprocamente, pode ser responsabilizado pelo crime de rixa?

 Para o crime de rixa é importante que três pessoas, no mínimo, participem da contenda, não importando a presença, nesse cômputo, de inimputáveis. Dessa forma, embora os menores não possam ser denunciados por esse delito, o único imputável poderá ser responsabilizado. Conforme determina a parte final do artigo 137 do Código Penal, somente aquele que ingressa na rixa para separar os contendores não poderá fazer parte do número mínimo exigido para o seu cômputo.

Respondida em 09/05/2022
Envie sua pergunta

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos