Em discussão possibilidade de aumento de pena nos crimes de violação de sigilo de documentos médicos

Em discussão possibilidade de aumento de pena nos crimes de violação de sigilo de documentos médicos

O Projeto de Lei nº 2342/2023, da Câmara dos Deputados, visa alterar o Código Penal, especificamente para inserir causa especial de aumento de pena nos crimes de violação do segredo profissional e violação de sigilo funcional quando estes versarem sobre laudo ou prontuário médico.

De acordo com o texto indicado, a sugestão é de aumento da pena de 1/3 (um terço) até metade se a violação do segredo se refere a laudo ou prontuário médico.

A justificativa apresentada segue no sentido da necessidade de que a legislação brasileira seja atualizada para punir com mais rigor o cometimento de infrações, envolvendo a divulgação de conteúdos que deveriam estar resguardados por sigilo.

De uma forma geral, o objetivo é aumentar as penalidades para aqueles que violam o sigilo profissional e o sigilo funcional quando o objeto da violação é um laudo ou prontuário médico, a fim de evitar vazamento de dados e até mesmo o desrespeita à memória de pessoas falecidas.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Crimes contra a inviolabilidade dos segredos
Trata sobre os crimes de divulgação de segredo, divulgação de sigilo funcional de sistemas de informações, invasão de dispositivo informático , e violação do segredo profissional.

Resumo - Comentários à Lei nº 12.737/2012 (delitos informáticos)
Trata dos comentários aos delitos de invasão de dispositivo informático, invasão qualificada, interrupção ou perturbação de serviço informático e falsificação de cartão.

Guia de estudos - Crimes contra a inviolabilidade do domicílio, de correspondência e dos segredos
Trata sobre os crimes de violação de domicílio, violação de correspondência, sonegação ou destruição de correspondência, violação de comunicação telegráfica, radioelétrica ou telefônica e correspondência comercial, divulgação de segredo, divulgação de sigilo funcional de sistemas de informações, invasão de dispositivo informático , e violação do segredo profissional, dispostos nos artigo 150 ao 154-B do Código Penal.

Veja mais atualizações sobre crimes contra inviolabilidade de segredos no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos