CDC: obrigatoriedade de divulgação de informações de substâncias alergênicas nos produtos alimentícios é objeto de discussão

CDC: obrigatoriedade de divulgação de informações de substâncias alergênicas nos produtos alimentícios é objeto de discussão

O Projeto de Lei nº 2747/2022 dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação de informações acerca da presença de substâncias alergênicas nos produtos alimentícios preparados para consumo imediato.

De acordo com a sugestão apresentada a lei passará a obrigar os estabelecimentos comerciais que forneçam alimentos preparados para consumo imediato, como restaurantes, lanchonetes, bares, padarias e estabelecimentos congêneres, a inserirem, nos cardápios disponibilizados ao consumidor, informações que destaquem a presença de substâncias potencialmente alergênicas na composição dos produtos comercializados.

No mais, destaca-se que a informação sobre a presença de alérgenos na composição final do alimento preparado deve ser inserida de forma destacada, visível e de fácil compreensão, junto com o alerta sobre a possibilidade de desencadear alergias.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Relação jurídica de consumo
Aborda o conceito de consumidor e de fornecedor, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, mencionando todas as características e peculiaridades de cada qual.

Resumo - Publicidade enganosa (Direito do Consumidor)
Conceito jurídico de publicidade, publicidade versus propaganda, requisitos da publicidade, publicidade no Código de Defesa do Consumidor, princípios da transparência, da identificação da mensagem publicitária, da veracidade, publicidades ilícitas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Guia de Estudo - Práticas abusivas do CDC
Abuso de direito, práticas comerciais, cláusulas abusivas, publicidade abusiva e práticas abusivas dos artigos 39 a 41 do Código de Defesa do Consumidor.

Resumo - Responsabilidade Civil no Código de Defesa do Consumidor
Responsabilidade civil, vício e defeito, responsabilidade por defeitos do produto e de serviços, responsabilidade do profissional liberal, responsabilidade sobre os vícios dos produtos e serviços, ignorância do fornecedor.

Resumo - Direito do Consumidor
Prazo de garantia; garantia legal, contratual, complementar e oferta; produto/serviço durável ou não; contagem do prazo; vício de fácil constatação e oculto; produtos usados; finalidade e adequação; vedada a exoneração do fornecedor; manual de instrução

Veja mais atualizações sobre Direito do Consumidor no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos