PEC das Domésticas é aprovada: veja os direitos que passam a valer

PEC das Domésticas é aprovada: veja os direitos que passam a valer

O Senado Federal aprovou em segundo turno, por 66 votos a zero, a chamada PEC das Domésticas. Agora, falta apenas a emenda ser promulgada para se tornar lei, o que ocorrerá na próxima terça-feira (2/04/2013), às 18 horas, no Senado. A proposta estende aos domésticos os mesmos direitos dos outros trabalhadores, como carga de trabalho de 44 horas semanais, sendo no máximo oito horas por dia; o pagamento de hora extra; o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) obrigatório (hoje é facultativo), e multa de 40% para demissão sem justa causa. Vários dos direitos previstos ainda precisarão ser regulamentados para entrar em vigor.

Um em cada dez trabalhadores brasileiros é empregado doméstico. São 7,2 milhões de pessoas que trabalham como cozinheiros, governantas, babás, lavadeiras, faxineiros, vigias, motoristas, jardineiros, acompanhantes de idosos e caseiros. Quase 95% são mulheres, que trabalham sem jornada de trabalho regularizada e ganham menos da metade da média dos salários dos trabalhadores em geral.

Demissões

Apesar de ter sido aprovada, a PEC das Domésticas está longe de ser unânime, e organizações de empregadores estimam um aumento no desemprego da classe em até 10%, já que o custo para o empregador manter o doméstico deve aumentar em cerca de 35%. Segundo a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Maria de Oliveira, com a legislação anterior, 70% das empregadas domésticas e diaristas já não tinham carteira assinada. Na região Norte, esse índice chegava a 90%.

O presidente da ONG Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino, defende uma compensação do aumento de custo para os empregadores — uma "desoneração" da folha do patrão, com a redução da alíquota do INSS de 12% para 4%. Sem uma compensação aos empregadores, Avelino alerta para a possibilidade de demissões em massa. "Mais de 800 mil domésticas devem ser mandadas embora em menos de seis meses. Trata-se de um genocídio trabalhista", afirma.

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) concorda: “Mais da metade das empregadas domésticas será demitida, porque quando o patrão vir que a multa [em caso de demissão] vai ser tão grande, ele vai preferir ficar sem empregada e contratar uma diarista”.

Para o sociólogo Joaze Bernardino, estudioso do trabalho doméstico, sempre que se ampliam os direitos desses trabalhadores há ameaça de demissões — desde que a profissão foi regulamentada, em 1972. “Mas o vaticínio nunca se cumpriu, o nível de emprego das domésticas se manteve. Não dá para o Estado brasileiro, do ponto de vista político e moral, tratar um contingente tão grande de trabalhadores de forma diferenciada dos demais”, critica.

A presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Maria de Oliveira, acrescenta: “Em 1988, quando conquistamos cinco direitos pela Constituição, eram 5 milhões de domésticos no Brasil. Hoje, somos 8 milhões”.

O que vale a partir da promulgação

  • Duração do trabalho normal não superior a 8 horas diárias e 44 horas semanais.
  • Remuneração da hora extra superior, no mínimo, em 50% à normal.
  • Reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho.

O que ainda precisa ser regulamentado

  • Auxílio-creche e pré-escola.
  • Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS).
  • Relação de emprego protegida contra despedida arbitrária.
  • Remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
  • Salário-família.
  • Seguro-desemprego.
  • Seguro contra acidente de trabalho e indenização.

Direitos que os empregados já tinham

  • Aposentadoria.
  • Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço.
  • Férias anuais remuneradas com 1/3 a mais do que o salário normal.
  • Licença à gestante de 120 dias.
  • Licença-paternidade.
  • Irredutibilidade do salário.
  • Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.
  • Salário mínimo.
  • Seguro contra acidentes de trabalho.
  • 13º salário.

Conheça as principais polêmicas

Horas extras

As dúvidas sobre a aplicação das novas regras se acumulam. “E quando a doméstica mora na casa da gente? Como é que vai computar os horários trabalhados?”, pergunta a arquiteta e dona de casa Batta Fajardo, que tem uma mesma empregada há 30 anos.

Estima-se que 250 mil empregadas morem na casa dos patrões. A Justiça do Trabalho considera que a jornada não se refere apenas às horas trabalhadas, mas ao tempo em que o funcionário fica à disposição do trabalhador, em sobreaviso. O juiz  Cristiano de Abreu e Lima afirma que as horas eventualmente trabalhadas no meio da noite têm de ser remuneradas de alguma maneira. “O empregador de boa-fé precisa ver uma forma de computar esse trabalho para pagá-lo no fim do mês. Parece que a solução mais adequada é, ao invés de sobreaviso, pagar adicional para empregadas domésticas que residam no próprio local de trabalho.”

A presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Maria de Oliveira, deseja outra solução. “O que a gente quer é que a trabalhadora vá embora, como qualquer trabalhador. Não tem nenhuma categoria que more no local de trabalho. Isso é um resquício da casa grande e senzala, em que o escravo estava ali, sempre à disposição do senhor.”

Mesmo no caso de empregados que vêm de outros estados e moram na casa dos patrões, Creuza é enfática no pagamento de horas extras: “Hoje as pessoas acham normal a empregada trabalhar mais de 16 horas e não pagar hora extra porque ela mora na casa do patrão. Trazer a empregada de fora também é uma escolha do patrão, ele tem de arcar com os custos”.

Em relação a dormir na casa da patroa, o especialista em contabilidade trabalhista Antonio Albuquerque adverte: “no momento em que a empregada está dormindo ela está de sobreaviso, que deveria ser pago, pois ela pode ser acordada a qualquer momento para trabalhar”.

Para o especialista em contabilidade trabalhista Antonio Albuquerque, hoje a patroa não tem meios seguros para calcular corretamente as horas extras e o adicional noturno.

Fundo de Garantia

Uma das preocupações é estabelecer as regras para a criação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que representa o principal impacto financeiro imediato para os empregadores, de 8% do valor do salário da empregada. Também passa a ser obrigatória a multa de 40% em caso de demissão sem justa causa.

Como já acontece com todo trabalhador, a empregada doméstica vai ter direito ao fundo de garantia quando se aposentar, ou depois de três anos desempregada, ou ainda em caso de doença grave.

O especialista em contabilidade trabalhista Antonio Albuquerque explica que hoje há uma grande burocracia do governo para o cadastro no FGTS, que, na opinião dele, não está ao alcance das patroas. “É um processo muito complexo”.

“A Caixa Econômica inclusive desestimula o pagamento do FGTS pelas patroas”, diz a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Maria de Oliveira.

Para a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), principal articuladora da aprovação da PEC na Câmara, a regulamentação deve criar um modelo específico de FGTS para a categoria. "Um modelo tipo o que foi criado para trabalhadores rurais, como um Simples Nacional”.

Este novo fundo, para a Justiça do Trabalho, deve obedecer a regras bem parecidas às aplicadas para os trabalhadores em geral. O juiz Cristiano Siqueira de Abreu e Lima entende que não existe no emprego doméstico nada que justifique um tratamento diferente dos outros trabalhadores.

Embora o FGTS seja um seguro contra demissões imotivadas a partir da multa de 40%, ele não é uma boa poupança, pois rende apenas TR mais 3% ao ano, bem menos que a caderneta. Mas a participação no fundo também dá direito a financiamentos imobiliários mais baratos para quem é de baixa renda, por exemplo.

Seguro-desemprego

Outra dúvida é em relação ao seguro-desemprego, financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) com recursos do PIS — imposto que hoje não é pago pelos empregadores domésticos. O governo poderá, porém, manter a regra atual que vincula a concessão do seguro-desemprego à simples opção do empregador pelo FGTS para o empregado doméstico.

"O seguro desemprego não importará nenhum custo para empregador. Quem paga seguro-desemprego é o governo, no caso do desemprego involuntário. Portanto, não há fundamento para ter receio de aumento do custo do trabalho doméstico em função do seguro desemprego", afirma o juiz do Trabalho Cristiano de Abreu e Lima.

Auxílio-creche

Outro ponto que depende de regulamentação é o direito à creche para filhos menores de seis anos de idade. Para as outras categorias profissionais, um valor de auxílio-creche é definido em convenções coletivas, mas no caso das domésticas não existem sindicatos reconhecidos dos trabalhadores nem dos empregadores, o que seria fundamental para esse tipo de negociação.

Nas empresas, apenas as que têm mais de 30 mulheres em idade fértil precisam garantir creche a seus funcionários. Por isso, também há a dúvida sobre a necessidade de a patroa garantir a creche no caso de ter poucos empregados domésticos.

O direito à creche para toda família brasileira já é previsto pela Constituição, a ser provido pelo Estado. A coordenadora de programas da Secretaria de Autonomia Econômica das Mulheres, Glaucia Fraccaro, explica que garantir creches e pré-escolas públicas para todas as crianças brasileiras é um tema em análise no governo federal - e que ganha força com a necessidade de regulamentação deste direito para as domésticas. "Trata-se de uma política muito importante para garantir a autonomia das mulheres. Seus afazeres devem ser compartilhados não só com a família, mas também com o Estado."

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Câmara) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos