Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS

Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS

Trata-se do documento de identificação do trabalhador utilizado na sua contratação e como comprovação do vínculo de trabalho com o empregador e do tempo de serviço prestado a outras empresas, servindo como um atestado de antecedentes do obreiro. Além do número, série, data de emissão e folhas destinadas às anotações pertinentes ao contrato de trabalho e as de interesse da Previdência Social, a CTPS conterá fotografia, de frente, modelo 3x4; nome, filiação, data e lugar de nascimento e assinatura; nome, idade e estado civil dos dependentes; e número do documento de naturalização ou data da chegada ao Brasil, e demais elementos constantes da identidade de estrangeiro, quando for o caso (artigo 16 da CLT com redação da Lei nº 8.260/91). A Carteira de Trabalho e Previdência Social será fornecida mediante a apresentação de duas fotografias 3x4 e de qualquer documento oficial de identificação pessoal do interessado, no qual possam ser colhidos dados referentes ao nome completo, filiação, data e lugar de nascimento. As anotações que devem ser feitas na CTPS estão dispostas nos artigos 29 ao 34 da CLT. O prazo de prescrição para a anotação está previsto no inciso XXIX, do artigo 7º, da Constituição Federal.

Fundamentação
  • Artigos 13 ao 56 da Consolidação das Leis do Trabalho
Referências bibliográficas
  • MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. 28. ed. Atlas: São Paulo, 2012.
Temas relacionados
Veja mais sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS no DireitoNet.
Este material está sujeito à atualizações constantes pelo DireitoNet e pode não refletir, necessariamente, o ordenamento jurídico mais recente. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este termo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este termo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

A CTPS pode ser emitida por meio eletrônico?

A Lei nº 13.874/19, chamada de Lei da Liberdade Econômica, promoveu alterações nas disposições relativas às anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que deverá ser emitida pelo Ministério da Economia preferencialmente em meio eletrônico, podendo, excepcionalmente, ser emitida em meio físico, desde que: "I - nas unidades descentralizadas do Ministério da Economia que forem habilitadas para a emissão; II - mediante convênio, por órgãos federais, estaduais e municipais da administração direta ou indireta; III - mediante convênio com serviços notariais e de registro, sem custos para a administração, garantidas as condições de segurança das informações” (artigo 15 da Lei nº 13.874/19, que alterou o artigo 14 da CLT).

Respondida em 07/01/2021
Como é feita a habilitação da Carteira de Trabalho Digital?

Segundo o artigo 4º da Portaria 1.065/19 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, "para a habilitação da Carteira de Trabalho Digital é necessária a criação de uma conta de acesso por meio da página eletrônica: acesso.gov.br". A habilitação será realizada no primeiro acesso da conta, podendo ser feita por meio de: I - aplicativo específico, denominado Carteira de Trabalho Digital, disponibilizado gratuitamente para dispositivos móveis; ou II - serviço específico da Carteira de Trabalho Digital no sítio eletrônico www.gov.br.

Respondida em 07/01/2021
A Carteira de Trabalho Digital se equipara aos documentos de identificação civis?

A Carteira de Trabalho Digital é documento eletrônico que equivale à Carteira de Trabalho emitida em meio físico, no entanto, não se equipara aos documentos de identificação civis de que trata o artigo 2º da Lei n. 12.037/09 (artigo 2º, parágrafo único, da Portaria 1.065/19 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia - DOU de 24.9.2019).

Respondida em 07/01/2021
Em que prazo o empregador deverá anotar na CTPS a data de admissão, a remuneração e as condições especiais do trabalhador que admitir?

A Lei nº 13.874/19, no artigo 15, alterou a redação do artigo 29 da CLT, dispondo que o “empregador terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para anotar na CTPS, em relação aos trabalhadores que admitir, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver, facultada a adoção de sistema manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério da Economia”.

Respondida em 07/01/2021
Envie sua pergunta

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos