Tribunal do Júri: afastamento da qualificadora do recurso que impossibilitou a defesa da vítima

Tribunal do Júri: afastamento da qualificadora do recurso que impossibilitou a defesa da vítima

Quando demonstrado em juízo que entre o acusado e a vítima já havia uma certa animosidade, é imperativo pela defesa requerer o afastamento da qualificadora do recurso que impossibilita a defesa da vítima, com o objetivo de que esta não venha ser mantida na sentença de pronúncia.

A qualificadora do recurso que impossibilita o recurso de defesa da vítima tem como condão agravar a pena do denunciado, sob o condão da alegação de que sua ação deixou a vítima sem nenhuma possibilidade de defesa, tornando sua atitude ainda mais reprovável que o normal.

Um exemplo que podemos usar seria do agente que disfere um tiro pelas costas na vítima, ou ainda quando vários réus em concurso atentam contra a vida de seu algoz. Desta forma, tanto pela quantidade numérica superior de agentes, quanto pela surpresa do tiro pelas costas, podem qualificar o crime perpetrado nessa modalidade de ação.

Ponto que merece destaque, é de que quando o fato decorre de uma discussão pretérita entre o réu a vítima, especialmente quando já haviam contendas anteriores, não há que se falar em surpresa ou dissimulação, qual torna prejudica a apreciação da citada qualificadora. 

Nesse sentido, é a jurisprudência:

É evidente que se o assassinato ocorreu no curso de uma briga, não se pode falar em dissimulação, ainda que o autor do crime se houvesse armado com o fim de enfrentar seu desafeto” (TJSP – Rec. – Rel. Des. Carlos Ortiz – RT 29/364).

São incontáveis os julgados que consideram incabível a guerreada qualificadora nos casos em que há desentendimento anterior. Pois “se o agente já havia revelado, anteriormente, sua atitude agressiva para com a vítima, não se pode dizer que está foi surpreendida com o seu ataque, o que a impossibilitou de se defender”. (TJSP – Rec. – Rel. Des. Alves Braga – RT 461/345).

Desta forma, quando demonstrado em juízo que entre o acusado e a vítima já havia uma certa animosidade, é imperativo pela defesa requerer o afastamento da qualificadora do recurso que impossibilita a defesa da vítima, com o objetivo de que esta não venha ser mantida na sentença de pronúncia e eventualmente quesitada pelos jurados na segunda fase do júri.

Sobre o(a) autor(a)
Andrew Lucas Valente
Advogado da Seccional da OAB/AP, com graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP. Pós- graduado em direito penal e processual penal. Atuante no Tribunal do Júri, Crimes Contra a Dignidade Sexual, e crimes...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos