Audiência de instrução e julgamento

Audiência, características da audiência, atos preparatórios, adiamento, antecipação, conciliação, procedimento da conciliação, instrução e julgamento, documentação da audiência.

Audiência

Audiência é ato processual solene realizado na sede do juízo onde são colhidas a prova oral e ouvidas pessoalmente as partes e seus procuradores. O juiz promove audiências em várias oportunidades, como a de conciliação ou mediação (artigo 334 do CPC), e as de justificação liminar nas ações possessórias (artigo 562 do CPC) e nas tutelas de urgência (artigo 300, § 2º, do CPC).

A principal audiência regulada pelo Código de Processo Civil é a de instrução e julgamento (artigos 358 a 368), no procedimento comum e nos demais procedimentos, desde que haja prova oral ou esclarecimento de peritos a ser colhido antes da decisão da causa.

No procedimento oral, nela se concentra os atos culminantes da disputa judicial. O juiz entra em contato direto com as provas, ouve o debate final das partes e profere a sentença que põe termo ao processo.

É, portanto, ato solene, revestido de publicidade, que se realiza sob a presidência do juiz e que se presta à instrução, discussão e decisão da causa. Segundo...

DN PRO
Continue lendo este resumo por apenas R$ 24,90
Assine o DN PRO e tenha acesso imediato a todo o conteúdo exclusivo do DireitoNet
7.530 modelos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Lista de leitura
Adicione este resumo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este resumo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

As provas ilícitas por derivação também são inadmissíveis?

As provas ilícitas por derivação também são inadmissíveis, conforme disposição clara do § 1º do art. 157 do CPP: "São também inadmissíveis as provas derivadas das ilícitas, salvo quando não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras".

Respondida em 10/10/2021
O que se entende por provas ilícitas por derivação?

São aquelas lícitas em si mesmas, mas que são produzidas a partir de um fato ilícito, como, por exemplo, uma pessoa é torturada e indica o local onde está escondido um documento importante para o processo. De posse dessa informação, expede-se mandado de busca e apreensão e se encontra o documento. A busca e apreensão do documento foi lícita, pois precedida de mandado, porém, derivou de uma prova ilícita, qual seja: confissão mediante tortura.

Respondida em 10/10/2021
O que se entende por prova ilegal?

A prova ilegal, vedada ou proibida, é aquela produzida por meios ilícitos, que contraria uma norma legal.

Respondida em 10/10/2021
Quantas vezes as partes podem acordar pelo adiamento da audiência de instrução e julgamento?

O artigo 362, I, do CPC não impõe limite, mas eventual abuso no exercício deste pode levar à anulação do negócio processual pelo juiz, de acordo com princípio da duração razoável do processo consagrado no artigo 6º do CPC.

Respondida em 06/11/2019
Qual a forma de contagem do prazo dos memoriais escritos?

Haverá prazo sucessivo de 15 dias para as partes. Assim, primeiro serão contados 15 dias para o autor, e depois de esgotado esse prazo, inicia-se o de 15 dias para o réu.

Respondida em 06/11/2019
Envie sua pergunta

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos