Regulação de avaria grossa

Para evitar um gasto maior ao transportador marítimo e ao proprietário da carga, pretende-se a nomeação de um regulador de avarias, pelo juiz de direito local, comarca do primeiro porto onde o navio chegou.

Contexto de uso

Este modelo de regulação de avaria grossa é usado quando, após o navio deixar o porto de saída, ocorrer algum incidente envolvendo a viagem que cause despesas extraordinárias, para que o juiz de direito da comarca do primeiro porto onde o navio houver chegado, provocado por qualquer parte interessada, nomeie um regulador de avarias de notório conhecimento, se inexistir consenso entre as partes.

São legitimados a pleitear direito decorrentes de avaria todos os envolvidos na viagem marítima: o transportador, o armador, o fretador, o carregador, o consignatário, o segurador ou outros que possuam algum interesse.

Em geral, os regulamentos de avaria grossa são elaborados extrajudicialmente, em conformidade com as cláusulas pactuadas entre as partes envolvidas na viagem marítima. O  procedimento judicial para a regulação das avarias é regulado pelos artigos 707 a 711 do Código de Processo Civil.

A petição inicial será elaborada nos termos do artigo 319 do Código de Processo Civil e instruída com todos os documentos que possam auxiliar o regulador no início de seus trabalhos. 

O autor deverá adiantar os valores relativos às custas processuais e honorários do regulador (artigo 82 do Código de Processo Civil).

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da __ Vara Cível da Comarca de especificar

(espaço de 10 linhas)

Nome completo do Autor, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF sob o , titular do endereço eletrônico especificar e-mail, residente e domiciliado na endereço completo, por meio de seu advogado abaixo assinado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 711 do Código de Processo Civil, ajuizar AÇÃO DE REGULAÇÃO DE AVARIA GROSSA em face de Nome completo do Réu, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF sob o nº, titular do endereço eletrônico especificar e-mail, residente e domiciliado na endereço completo, pelos motivos abaixo aduzidos.

Autor e Réu firmaram contrato...

DN PRO
Continue lendo este modelo por apenas R$ 24,90
Desbloqueie já seu acesso ao DN PRO e economize tempo na elaboração de petições e contratos
7.530 modelos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Lista de leitura
Adicione este modelo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este modelo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Seja o primeiro a enviar uma pergunta sobre este conteúdo.
Envie sua pergunta

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos