Reunião virtual: Nova arma do CJF para garantir rapidez nos Juizados

Reunião virtual: Nova arma do CJF para garantir rapidez nos Juizados

A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais, do Conselho da Justiça Federal (CJF), realizou sua primeira reunião em 2003, ontem (17/02), quando reuniu representantes das cinco regiões da Justiça Federal. Todos os 182 processos da pauta tiveram como requerente o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Antes do início da sessão, no entanto, o presidente da Turma, ministro Cesar Asfor Rocha, recebeu o vice-presidente do Senado Federal, senador Paulo Paim (PT/RS), acompanhado de representantes da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionatos – COBAP. O senador solicitou ao ministro que a Turma Nacional de Uniformização agilize o julgamento dos processos da categoria que reclama reajuste dos benefícios da Previdência Social, uma vez que a COBAP se sente prejudicada desde a implantação do Plano Real, quando os benefícios passaram a ser reajustados por diversos índices, mas o senador quer que seja mantido o IGP-DI.

Em seguida, a sessão foi aberta pelo ministro Cesar Asfor Rocha que relatou aos presentes a presença do senador Paulo Paim a quem considerou "homem público de notáveis virtudes" e passou a presidência da sessão ao ministro Ruy Rosado. Os dez Juízes Federais que compõem a Turma Nacional de Uniformização ouviram do ministro Ruy Rosado que o CJF já está adquirindo equipamentos para que as reuniões da Turma sejam feitas pela internet facilitando o trabalho dos juízes, que não mais necessitarão se deslocar para Brasília uma vez por mês, podendo participar da reuniões nas próprias seções judiciárias.

Outro tema relevante tratado na sessão foi a possibilidade de realizar julgamento de processos em bloco, ou seja, cada juiz relator poderá indicar para a pauta de julgamento um único processo mesmo que existam centenas sobre o mesmo assunto e, neste caso, a decisão valerá para todos os demais. Mas, para que isso ocorra o ministro Ruy Rosado de Aguiar determinou que estudos sejam feitos, para posterior aprovação no Colegiado do Conselho da Justiça Federal.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos