Patrícia Fortes Lopes Donzele

Professor

pdonzele@ig.com.br

Artigos Publicados (6)

Parcelamento do imóvel rural
Patrícia Fortes Lopes Donzele
A preocupação com o uso do imóvel rural visando o cumprimento de sua função social permeia a análise de seu parcelamento. A necessidade de obedecer um tamanho mínimo para o imóvel rural é o aspecto mais importante dentro das considerações aqui expostas.
Civil 09/03/2004
Uma visão sobre a Organização Internacional do Trabalho
Patrícia Fortes Lopes Donzele
A criação da OIT teve em vista a promoção e harmonização dos direitos do trabalho por meio do estabelecimento e aplicação de normas internacionais do trabalho, evoluindo para incluir temas mais amplos de política social e direitos humanos e civis.
Internacional 04/03/2004
Prova ilícita
Patrícia Fortes Lopes Donzele
Análise nos âmbitos constitucional e processual relativos à aceitação da prova ilícita no processo, assunto que não encontra consenso na doutrina.
Penal 03/03/2004
Aspectos da soberania no Direito Internacional
Patrícia Fortes Lopes Donzele
Aborda os aspectos internos e externos da soberania, analisando a subsistência da mesma no processo de integração verificado no âmbito internacional.
Internacional 02/03/2004
A função social da propriedade e as ações possessórias
Patrícia Fortes Lopes Donzele
A Constituição Federal Brasileira de 1988 ao elencar entre os direitos e garantias fundamentais o da função social da propriedade, alterou o conteúdo desta, que não pode ser mais entendida na acepção individualista do Código Civil Brasileiro.
Civil 01/03/2004
Legitimação de posse
Patrícia Fortes Lopes Donzele
Desde o descobrimento do Brasil, o apossamento de terras constituiu fenômeno comum, dado a concessão de sesmarias. Este regime foi alterado com a Lei de Terras, que introduziu a legitimação de posse, que se dá sobre terras devolutas.
Civil 27/02/2004
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos