STF nega seguimento a MS da Acrimesp para transmissão ao vivo do julgamento do caso Richthofen

STF nega seguimento a MS da Acrimesp para transmissão ao vivo do julgamento do caso Richthofen

O ministro Carlos Ayres Britto, relator do Mandado de Segurança (MS) 26003, negou seguimento ao pedido da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo (Acrimesp), que requereu liminar para que o julgamento de Suzane von Richthofen e dos irmãos Daniel e Christian Cravinhos pudesse ser transmitido ao vivo pela imprensa.

A Acrimesp impetrou o MS contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que negou pedido liminar em outro mandando de segurança impetrado contra ato do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP). O TJ havia determinado a restrição da captação de imagem e áudio no julgamento do caso Richthofen.

Com a iminência do início do julgamento ontem (05/06), a associação pediu liminar para que fosse permitida a transmissão ao vivo do Tribunal do Júri pela imprensa falada, escrita e televisiva. No mérito requereu autorização para divulgação ao vivo de todos os julgamentos públicos, em especial do presente caso.

O relator entendeu que não cabe ao Supremo, de acordo com o artigo 102, inciso I, alínea “d” da Constituição Federal,  julgar os atos do STJ por meio de mandado de segurança. Ayres Britto acrescentou que a Lei Orgânica da Magistratura (Loman) em seu inciso VI, artigo 21 prevê a competência privativa dos tribunais para “julgar, originariamente, mandados de segurança contra seus atos, os dos respectivos Presidentes e os de suas Câmaras, Turmas ou Seções”.

Dessa forma, o ministro negou seguimento ao MS e, em conseqüência, julgou prejudicado o exame do pedido de liminar.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STF - Supremo Tribunal Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos