Periculosidade não depende do tempo de exposição ao perigo

Periculosidade não depende do tempo de exposição ao perigo

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho assegurou a um aeroviário adicional de periculosidade integral, correspondente a 30% do salário base. A segunda instância havia negado o pedido do trabalhador por entender que ele não mantinha "contato habitual ou intermitente com o agente perigoso". Auxiliar de serviços gerais, o aeroviário trabalhava no carregamento e descarregamento de bagagens, enquanto era realizado o abastecimento da aeronave, permanecendo na área de perigo por até 30 minutos.

O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (3ª Região) isentou a empresa CBH Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos Ltda, que presta serviços a companhias aéreas, do pagamento do adicional com base na alínea "g" da NR 16, norma regulamentadora que especifica as atividades e operações perigosas com inflamáveis e outras substâncias. Ainda de acordo com o TRT-MG, 30 minutos de exposição ao perigo não seriam suficientes para assegurar o adicional.

O relator do recurso do aeroviário, o juiz convocado José Antonio Pancotti , citou a jurisprudência adotada pelo TST, que diverge desse entendimento. De acordo com a Orientação Jurisprudencial nº 5 da Subseção de Dissídios Individuais 1, "o adicional de periculosidade é devido de forma integral, independentemente do tempo de exposição ao perigo". Pancotti esclareceu que a alínea "g" da norma regulamentadora não é específica para o abastecimento de aeronaves, como havia entendido a segunda instância, pois trata de "desgaseificação, decantação e reparos de vasilhames não desgaseificados ou decantados".

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos