Recurso Ordinário Constitucional - Suspensão condicional da pena

Recurso Ordinário Constitucional - Suspensão condicional da pena

Recorrente pleiteia reformar a decisão denegatória de habeas corpus, possibilitando, assim, que faça jus ao benefício da suspensão condicional da pena.

PRO
Assine o DN PRO por apenas R$ 24,90 por mês e acesse 7.430 documentos úteis para o seu dia a dia no escritório. Saiba mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de especificar.

(espaço de 05 linhas)

Ação Penal

(espaço de 05 linhas)

Nome do Recorrente, já qualificado nos autos do “Habeas Corpus” nº, por seu advogado que esta subscreve, não se conformando com venerando acórdão denegatório da ordem, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, interpor RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL, com fulcro no artigo 105, inciso II, alínea “a” da Constituição Federal e nos artigos 30 a 32 da Lei nº 8.038/90.

Requer seja recebido, processado e encaminhado o presente recurso, com as inclusas razões, ao Colendo Superior Tribunal de Justiça.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

Local, dia de mês de ano.

Assinatura do Advogado
Nome do Advogado
OAB/UFnúmero da inscrição na OAB

Razões de Recurso Ordinário Constitucional (impresso em folha separada)

Recorrente: especificar

Recorrida: Justiça Pública

Superior Tribunal de Justiça,

Colenda Turma,

Douto Procurador da República,

(espaço de 05 linhas)

Em que pese o indiscutível saber jurídico da Colenda Câmara Criminal do Egrégio Tribunal de Justiça, o venerando acórdão que denegou o pedido de habeas corpus, impetrado em favor do Recorrente, não pode prosperar, pelas razões a seguir expostas.

Dos Fatos

O Recorrente foi condenado como incurso no crime do artigo do Código Penal, à pena de meses de reclusão.

O Meritíssimo Juiz competente negou o pedido da suspensão condicional da pena formulado pelo Recorrente, apesar dele ser primário e ter bons antecedentes.

Diante dessa decisão, foi impetrado habeas corpus, que foi negado pela____ Câmara Criminal do Egrégio Tribunal de Justiça.

Do Direito

A respeitável decisão que denegou a ordem de habeas corpus não pode prosperar, pois desprovida de amparo legal.

O artigo 105, II, a, da Constituição Federal determina: “Compete ao Superior Tribunal de Justiça: (...) II – julgar, em recurso ordinário: a) os habeas corpus decididos em única ou última instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão for denegatória”.

No caso em análise, a impetração de habeas corpus era perfeitamente cabível, não havendo qualquer razão para ser negado pela Colenda Câmara.

O habeas corpus é uma garantia constitucional, conforme artigo 5º, inciso LXVIII, da Carta Magna: “Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder”.

Ademais, prescreve o artigo 77 do Código Penal: “A execução da pena privativa de liberdade, não superior a 2 (dois) anos, poderá ser suspensa, por 2 (dois) a 4 (quatro) anos, desde que: I- o condenado não seja reincidente em crime doloso; II - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias autorizem a concessão do benefício; III- Não seja indicada ou cabível a substituição prevista no art. 44 deste Código”.

O Recorrente preenche os requisitos do artigo 77 do Código Penal para a concessão da suspensão condicional da pena.

Assim, o indeferimento do benefício e a denegação da ordem de habeas corpus impetrada constituíram nítido constrangimento ilegal para o Recorrente.

O presente recurso é medida que se impõe para reformar a respeitável decisão denegatória, possibilitando, assim, que o Recorrente faça jus ao benefício que lhe é de direito.

Do Pedido

Isto posto, requer seja conhecido e provido o presente recurso, concedendo-se a suspensão condicional da pena, expedindo-se o competente alvará de soltura em favor do Recorrente, como medida de inteira justiça.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

Local, dia de mês de ano.

Assinatura do Advogado
Nome do Advogado
OAB/UFnúmero da inscrição na OAB

Este modelo está sujeito à atualizações constantes pelo DireitoNet e pode não refletir, necessariamente, o ordenamento jurídico mais recente. O uso deste material é de responsabilidade exclusiva do usuário. Consulte sempre um advogado.
Download
Baixe este modelo para editá-lo no editor de texto de sua preferência
Baixar modelo
Lista de leitura
Adicione este modelo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este modelo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Seja o primeiro a enviar uma pergunta sobre este conteúdo.
Envie sua pergunta

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja vantagens em assinar