Proposta regulamenta julgamento de crimes na internet

Proposta regulamenta julgamento de crimes na internet

A Proposta de Emenda à Constituição 407/05, do deputado Ivo José (PT-MG), dá competência à Justiça Federal para julgar os crimes praticados na internet - como, por exemplo, a pedofilia e as atividades dos hackers (pessoas que violam sistemas de computação). Atualmente, ainda não existe uma legislação clara sobre o assunto, o que facilita a ação dos criminosos. "Por causa das dificuldades para enfrentar esse problema, o Brasil vem se tornando o paraíso dos hackers", afirma o parlamentar. Ivo José lembra que as práticas ilícitas na rede mundial de computadores têm sido cada vez mais freqüentes. E, como elas têm um alcance que não pode ser restringido geograficamente, o mais certo seria julgá-las em nível federal. A apuração das ilegalidades na internet, na avaliação dele, é complexa e exige investigadores tecnicamente qualificados. "Na Justiça Federal, esses crimes poderão ser punidos com agilidade e eficiência", ressalta Ivo José.

Tramitação A PEC está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde aguarda a designação de um relator.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Câmara) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos