TST garante incidência de adicional no cálculo das horas extras

TST garante incidência de adicional no cálculo das horas extras

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho assegurou, após exame e deferimento de um recurso de revista de dois eletricitários gaúchos, a incidência do adicional de periculosidade sobre os valores devidos pela Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE a título de horas extraordinárias. A decisão unânime teve como relator o juiz convocado Horácio de Senna Pires (relator) e restabelece sentença favorável aos trabalhadores, que havia sido modificada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS).

"O adicional de periculosidade constitui uma parcela de natureza nitidamente salarial, tendo por fim remunerar o trabalho prestado em condições de risco, pelo que compõe a remuneração do empregado para todos os fins", sustentou Horácio Pires ao explicar a incidência do adicional sobre o cálculo das outras verbas salariais que compõem a remuneração do trabalhador.

Após sofrer condenação trabalhista na primeira instância, a CEEE recorreu ao TRT gaúcho, onde obteve decisão favorável a fim de excluir do valor da indenização as diferenças de horas extras resultantes da integração do adicional de periculosidade. "Para o cálculo do adicional de periculosidade, a incidência do percentual correspondente é apenas o salário nominal", registrou o acórdão regional, onde também foi firmado que "o adicional de periculosidade é parcela autônoma do salário sobre o qual não há incidência de outras verbas".

A tese adotada pelo TRT-RS alterou o pronunciamento da primeira instância e provocou a interposição do recurso de revista, no TST, pelos dois eletricitários. Para assegurar o êxito da iniciativa, a defesa dos trabalhadores alegou a violação de dispositivos da Constituição Federal (art. 7º, incisos XVI e XXIII) e da legislação trabalhista (arts. 59, §1º e 457, §1º da CLT), além de contrariedade ao Enunciado (Súmula) nº 264 do TST.

A menção à jurisprudência consolidada do TST assegurou o deferimento do recurso de revista. "O Tribunal Superior do Trabalho já pacificou entendimento, por meio do Enunciado nº 264, no sentido de que 'a remuneração do serviço suplementar é composta do valor da hora normal, integrado por parcelas de natureza salarial e acrescido do adicional previsto em lei, contrato, acordo, convenção coletiva ou sentença normativa'".

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos