TST divulgará cadastro de juízes punidos no fim deste mês

TST divulgará cadastro de juízes punidos no fim deste mês

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ronaldo Lopes Leal, anunciou ontem (10/06), em São Paulo (SP), que no final deste mês de junho a página do TST na Internet (www.tst.gov.br) trará a publicação do cadastro contendo os nomes dos juízes do Trabalho punidos com o afastamento da função. O cadastro público terá informações sobre magistrados que foram punidos por irregularidades cometidas durante o exercício da função nos últimos dez anos. Atualmente não há nenhuma estatística oficial sobre o número de magistrados nesta situação.

Segundo o corregedor-geral, só será possível incluir no cadastro público os casos em que tenha sido aplicada a punição máxima e definitiva, ou seja, aquela que tenha determinado o afastamento do juiz da magistratura, por meio de sua aposentadoria. O corregedor defendeu mudanças na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) como forma de "depurar a nossa instituição". Para ele, são necessárias mudanças urgentes na Loman para que se possa exonerar o juiz e não apenas conceder-lhe aposentadoria punitiva. "Queremos retirar os maus juízes da magistratura", afirmou.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (TST - Tribunal Superior do Trabalho) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos