Herança jacente e vacante


26/mar/2009
 
Histórico de atualizações deste conteúdo
26/mar/2009 Revisão geral.
17/jul/2006 Publicado no DireitoNet.

É o estado da herança enquanto não aparecem herdeiros para reclamá-la ou quando não há notícias destes. Os bens são arrecadados e ficam sob a administração de um curador até que um herdeiro a reclame ou que a herança seja declarada vacante.

Responda as questões abaixo e clique em "Ver resultados" no fim da página para conferir seu aproveitamento e ver o gabarito.


Mais de 880 testes jurídicos com gabarito comentado

Compre seus créditos a partir de R$10,00 e acesse já todos os 880 testes disponíveis no DireitoNet. Pague com cartão ou boleto. É fácil e rápido!



1

Falecendo alguém sem deixar testamento nem herdeiro legítimo notoriamente conhecido:
   



2

Nos casos em que todos os herdeiros renunciam ou o único herdeiro é indigno:
   



3

Analise as assertivas abaixo e assinale a incorreta:
   



4

Sobre herança jacente, assinale a alternativa correta:
   



5

Sobre herança jacente, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta:

I) O juiz deverá fazer a arrecadação pessoalmente ou delegar tal função à autoridade policial, que deverá ser acompanhada por duas testemunhas.
II) Quando da arrecadação, se o curador ainda não tiver sido nomeado, o juiz designará um depositário e lhe entregará os bens, mediante simples termo nos autos, depois de compromissado.
III) A arrecadação dos bens só poderá ser realizada se presentes os representantes do Ministério Público e da Fazenda Pública.
   



6

Sobre herança jacente, assinale a alternativa incorreta:
   



7

Sobre herança jacente, assinale a alternativa incorreta. Incumbe ao curador:
   



8

Sobre herança jacente, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta:

I) Praticadas as diligências de arrecadação e ultimado o inventário, serão expedidos editais na forma da lei processual.
II) O juiz mandará expedir edital, que será estampado três vezes, com intervalo de 90 dias para cada um, no órgão oficial e na imprensa da comarca, para que venham a habilitar-se os sucessores do finado no prazo de 3 meses contados da primeira publicação.
III) Havendo sucessor ou testamenteiro em lugar certo, far-se-á a sua citação, sem prejuízo do edital.
   



9

Aparecendo herdeiro dentro de um ano, a contar da publicação do primeiro edital:
   



10

Não aparecendo herdeiro dentro de um ano, a contar da publicação do primeiro edital:
   



11

Assinale a alternativa incorreta:
   



12

Sobre herança jacente e vacante, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta:

I) Não se habilitando até a declaração de vacância, os herdeiros colaterais adquirirão os bens mediante petição de herança.
II) Se a herança abranger apenas FGTS, PIS ou PASEP, ela será destinada aos fundos destas instituições, e não ao Município ou Distrito Federal.
III) Até 1990, a herança jacente era destinada às universidades públicas.
   



13

Sobre petição de herança, assinale a alternativa incorreta:
   



14

Sobre petição de herança, assinale a alternativa correta:
   



15

Sobre herança jacente e vacante, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta:

I) Os credores da herança poderão habilitar-se nos inventários ou propor a ação de cobrança.
II) Os bens arrecadados não poderão ser alienados, salvo com autorização do juiz.
III) Os bens com valor de afeição, como retratos, objetos de uso pessoal, livros e obras de arte, jamais poderão ser alienados.
   



16

Sobre herança jacente, assinale a alternativa incorreta:
   



17

Sobre herança jacente, assinale a alternativa incorreta:
   



18

Considerando-se o princípio de “saisine”, a sentença de vacância será considerada:
   



19

Dentre as alternativas abaixo assinale a correta:
   



20

Dentre as afirmações abaixo assinale a alternativa correta:
   


Histórico de atualizações deste conteúdo
26/mar/2009 Revisão geral.
17/jul/2006 Publicado no DireitoNet.

Críticas ou sugestões sobre este conteúdo? Clique aqui.


Veja mais testes gratuitos

Gostou? Compre seus créditos e acesse mais de 880 testes
São mais de 12.000 questões para você estudar para concursos e Exame de Ordem.



Veja mais conteúdo relacionado


Cessão de direitos hereditários $

15/ago/2007. O artigo 1.793 do Código Civil dispõe que o direito a sucessão aberta, bem como o quinhão de que dispõe o co-herdeiro pode ser objeto de cessão por escritura pública.

Herança jacente e vacante $

03/jul/2006. É o estado da herança enquanto não aparecem herdeiros para reclamá-la ou quando não há notícias destes. Os bens são arrecadados e ficam sob a administração de um curador até que um herdeiro a reclame ou que a herança seja declarada vacante.

Inventário judicial - Proposta pelo cônjuge $

15/dez/2008. Cônjuge sobrevivente requer a abertura de inventário dos bens deixados pelo de cujus para posterior partilha destes entre os filhos do casal.

Aceitação de nomeação de curadoria $

26/jul/2007. Advogado apresenta sua aceitação ao ofício de curador especial no processo.

Sucessões IV $

30/jan/2008. Substituição, legado, vocação hereditária, testamento, princípio da saisine, herdeiros necessários, direito de representação. 10 questões.

Sucessões III $

03/jul/2007. Herança, codicilos, inventário, testamento, inventário, representação. 20 questões.

Herança jacente $

03/abr/2007. Estado da herança enquanto não aparecem herdeiros para reclamá-la ou quando não há notícias destes. Os bens são arrecadados e ficam sob a administração de um curador até que reclamem ou que a herança seja declarada vacante. Arts. 1.142 ao 1.158 do CPC.

Herança jacente

08/set/2009. Não sendo os herdeiros conhecidos, a herança ficará sob a guarda e administração de um curador até que se encontre um herdeiro hábil. Nesse período, considera-se a herança jacente. Sendo reclamada, no entanto, pelo respectivo herdeiro será a ele...

O cônjuge e o direito sucessório face ao novo Código Civil

20/dez/2002 por Flávio Augusto Maretti Siqueira. Visa dissertar acerca do Novo Código Civil, no direito sucessório traçando uma comparação do atual sistema de tratamento ao cônjuge com o da futura ordem jurídica.