Remédios constitucionais

Remédios constitucionais

Questões relacionadas as ações que tutelam as liberdades constitucionais, tais como: habeas corpus, habeas data, mandado de injunção, ação popular e mandado de segurança. 20 questões para concurso grátis.

PRO
Assine o DN PRO por apenas R$ 24,90 por mês e acesse 7.530 documentos úteis para o seu dia a dia no escritório. Saiba mais

Estudando para concursos? Responda as 20 questões abaixo para treinar seus conhecimentos, obter sua nota e ver o gabarito sobre este tema:

1. O art. 5º, LXVIII, da Constituição Federal, dispõe que: “conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder”. Assinale a alternativa incorreta.

2. Assinale a alternativa correta.

3. Assinale a alternativa incorreta.

4. Assinale a alternativa correta.

5. Assinale a alternativa incorreta.

6. Assinale a alternativa correta.

7. Assinale a alternativa incorreta.

8. Assinale a alternativa incorreta.

9. De acordo com o art. 5º, LXIX, da Constituição Federal: “conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas corpus" ou "habeas data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”. Assinale a alternativa correta.

10. Assinale a alternativa incorreta.

11. Assinale a alternativa incorreta.

12. Assinale a alternativa incorreta.

13. Assinale a alternativa incorreta.

14. Assinale a alternativa incorreta.

15. Analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.

I - Se a omissão for legislativa federal, o mandado de injunção deve ser ajuizado em face do Congresso Nacional, ainda que a iniciativa da lei seja privativa do Presidente da República.
II - De acordo com a posição concretista geral, no mandado de injunção, a decisão do Poder Judiciário terá efeito inter partes, implementando o exercício da norma constitucional por meio de uma norma individual, até que a omissão seja suprida pelo poder competente.
III – Não cabe mandado de injunção para alterar lei ou ato normativo já existente, incompatível com a Constituição Federal, sob a alegação de reclamar a edição de norma regulamentadora de dispositivo constitucional.

16. Dispõe o art. 5º, LXXIII, da Constituição Federal: "qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência". Assinale a alternativa incorreta.

17. Assinale a alternativa incorreta.

18. Analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.

I - A natureza da decisão na ação popular é desconstitutiva-condenatória.
II - Para o ajuizamento da ação popular exige-se o esgotamento das vias administrativas.
III - Se a ação popular for julgada improcedente por falta de provas, a sentença não fará coisa julgada "erga omnes".

19. Analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.

I - A pessoas jurídica de direito público ou de direito privado, cujo ato seja objeto de impugnação em ação popular, poderá se abster de contestar o pedido, ou poderá atuar ao lado do autor, desde que isso se afigure útil ao interesse público, a juízo do respectivo representante legal ou dirigente.
II - É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.
III - O Ministério Público acompanhará a ação popular, cabendo-lhe apressar a produção da prova e promover a responsabilidade, civil ou criminal, dos que nela incidirem, podendo assumir a defesa do ato impugnado ou dos seus autores caso entenda necessário.

20. Analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.

I – Na ação popular, o prazo de contestação é de 15 dias, prorrogáveis por mais 15, a requerimento do interessado, se particularmente difícil a produção de prova documental, e será comum a todos os interessados, correndo da entrega em cartório do mandado cumprido, ou, quando for o caso, do decurso do prazo assinado em edital.
II – Na ação popular, se o autor desistir da ação ou der motiva à absolvição da instância, serão publicados editais, ficando assegurado a qualquer cidadão, bem como ao representante do Ministério Público, dentro do prazo de 90 (noventa) dias da última publicação feita, promover o prosseguimento da ação.
III - A sentença que, julgando procedente a ação popular, decretar a invalidade do ato impugnado, condenará ao pagamento de perdas e danos os responsáveis pela sua prática e os beneficiários dele, ressalvada a ação regressiva contra os funcionários causadores de dano, quando incorrerem em culpa.

Minha nota
0.0
Teste ainda não respondido
Lista de leitura
Adicione este teste à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este teste for atualizado
Ativar alerta

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja vantagens em assinar